Do Advento ao Natal – Semana 1

Apresentamos uma proposta de itinerário “Do Advento ao Natal” para rezar em cada dia do Advento. Cada etapa é constituída por uma frase da Sagrada Escritura e um propósito programático para viver e exercitar nesse próprio dia. Feliz caminhada do Advento até ao Natal!

– Domingo, 28 de Novembro: Está próxima a vossa libertação. «Está próxima a vossa redenção. Tende cuidado convosco, para que nunca os vossos corações se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações desta vida» (Lc 21, 28. 34).

– Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

– Segunda-feira, 29 de Novembro: Amar a vontade do Senhor. «Vinde, subamos à montanha do Senhor, (…) Ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas.» (Isaías 2, 3).

– Estou consciente de que o Senhor demonstra uma vontade de amor? Como vivê-la?

– Terça-feira, 30 de Novembro, Festa de Santo André, Apóstolo: Afirmar a própria Fé. «Com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para obter a salvação.» (Rom 10, 10).

– Sou capaz de afirmar a minha fé na Incarnação? Procuro uma ocasião para encontrar Deus no homem.

– Quarta-feira, 1 de Dezembro: Habitar na casa do Senhor. «E habitarei na casa do Senhor todos os dias da minha vida.» (Sl 23).

– Contemplo a Obra de Deus nas pequenas coisas? Ofereço os meus trabalhos, com as suas alegrias e dores, permanecendo no seu louvor?

– Quinta-feira, 2 de Dezembro: Permanecer no seu amor. «Imutável no vosso desígnio, Vós conservais a paz, a paz àquele que em Vós confia.» (cf. Is 26, 1-6).

– O amor de Cristo alimenta a minha esperança e o meu amor pelos homens?

– Sexta-feira, 3 de Dezembro: Alegrar-se na pequenez. «Os humildes alegrar-se-ão cada vez mais no Senhor.» (Is. 29, 19).

– O que é que eu vivo de mais humilde, e que é fonte de grande alegria na minha vida?

– Sábado, 4 de Dezembro: Dar da nossa pobreza. «Recebestes de graça: dai de graça.» (Mt 10, 8).

– Dou gratuitamente, sem contar? Hoje ofereço qualquer coisa pelo crescimento do Reino: um sorriso, um silêncio, um objecto.