Santo Alberto de Jerusalém – 17 de Setembro

Hino

Deus nos chamou à santidade,/ A ser louvor da Sua glória, / Em Jesus, o Verbo Incarnado, / Que se inseriu na nossa história.

Aspiramos seguir a Cristo, / Deixemos n’Ele o homem velho; / Que o seu Espírito nos guie / Para vivermos o Evangelho.

A Deus unidos p’lo Amor / E servindo a Humanidade, /Seguiremos nossa Regra, / Chegaremos à santidade.

Que Santo Alberto por nós rogue / P’ra que na santa solidão, / Fiéis ao Espírito de Cristo, /Sempre nos mova a sua acção.

Assim louvaremos ao Pai, / Por Seu Filho, Nosso Senhor, / Com o Espírito Paráclito, / Que em nós derrama o seu Amor.

Santo Alberto e a Regra Carmelita

Hoje, 17 de Setembro, o Carmelo celebra a festa de Santo Alberto de Jerusalém. Santo Alberto de Jerusalém escreveu a Regra que até aos nossos dias inspira a vida de toda a Família Carmelita (religiosos, religiosas, leigos). A Regra carmelita é a mais pequena de todas as Regras religiosas existentes na Igreja. Consiste, quase exclusivamente, numa sábia concatenação de citações da Bíblia. A Regra centra-se mais na justificação espiritual da vocação carmelita e nos meios necessários para a realizar, do que em normas legais que devem regular as relações de um grupo concreto.

A Regra sublinha os valores fundamentais da vida cristã. Entre eles, destacam-se: o seguimento de Cristo, a escuta orante da Palavra, a Eucaristia e a oração litúrgica, o amor que conduz à fraternidade, o trabalho, a abnegação evangélica, o silêncio como meio de encontro com Deus e com os outros. Neles, o Carmelo encontra um núcleo essencial que lhe permite enfrentar os desafios de cada época.

Oração

Senhor, que por intermédio de Santo Alberto nos destes uma forma de vida evangélica, concedei-nos, por sua intercessão, viver sempre na contemplação de Jesus Cristo e servi-lo com fidelidade até à morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.