Beato Tito Brandsma – 27 de Julho

Hoje, 27 de Julho, a Ordem do Carmo celebra a “memória litúrgica” do Beato Tito Brandsma, O. Carm. O Padre Tito Brandsma foi um carmelita holandês que morreu no Campo de Concen­tração de Dachau, em Julho de 1942. Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II em 3 de Novembro de 1985. O processo relativo à sua Canonização está em andamento e bem encaminhado.

– A espiritualidade do Carmelo, que é vida de oração e de terna devoção a Maria, levaram-me à feliz decisão de abração esta vida (de Carmelita). (Beato Tito Brandsma, O. Carm.).

Quando te vejo, ó Jesus

Quando te vejo, ó Jesus, compreendo que Tu me amas, como o mais querido dos amigos, e sinto que Te amo como o meu Bem Supremo. O Teu amor, eu sei, exige sofrimento e coragem, mas o sofrimento é o único caminho para a Tua glória. Se novos sofrimentos se ajuntam ao meu coração, eu os considero como um doce dom, porque me fazem mais semelhante a Ti, porque me unem a Ti!

Deixa-me sozinho neste frio, não preciso de mais ninguém. A solidão não me mete medo, pois Tu estás perto de mim. Fica Jesus, não me deixes! A tua divina presença torna fáceis e belas todas as coisas. (Beato Tito Brandsma, O. Carm.).

Oração pela canonização do Beato Tito Brandsma

Deus nosso Pai, que infundistes no bem-aventurado Tito Brandsma a força do vosso Espírito, que o tornou fiel no vosso serviço e vitorioso no martírio, concedei-nos imitá-lo na sua grande fé, no generoso amor e no ardente zelo na construção do vosso Reino de verdade, de justiça e de paz, sem nunca nos envergonharmos do Evangelho.
Pela sua intercessão e por seu intermédio, concedei-nos sempre a vossa ajuda nas nossas necessidades (nomear…), e a graça da canonização deste filho da Igreja e do Carmelo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amen.