Novena de Nossa Senhora do Carmo – 8º Dia

8º – Maria e o amor aos pobres

Rainha dos Céus, faz com que um dia possamos gozar da tua companhia na eternidade e proclamar contigo a grandeza do Senhor, porque o Todo-Poderoso fez em ti maravilhas.
Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar.

Leitura bíblica (Jo 2, 1-3) – Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!»

Oração – Mãe dos pobres, dá-nos um coração compassivo, semelhante ao teu, para que nunca sejamos indiferentes a qualquer dor humana. Ajuda-nos a compartilhar o que temos com os que menos têm, imitando deste modo o teu Filho na doação aos outros.

Prece – Pelos mais pobres, pelos desempregados, pelos que não têm como sair dos seus problemas, para que sempre encontrem junto de si um irmão generoso que lhes mostre a caridade de Cristo. Oremos ao Senhor…

Compromisso – O Escapulário, pela sua simplicidade, fala-nos do quotidiano. O Escapulário é uma parábola de comunhão, porque é o dom de uma Mulher que todos os dias beija as nossas feridas e aproxima de nós, no seu ser de mulher, a ternura do Deus Trindade.

Oração final – Ó Senhora do Carmo, revestido(a) de vosso escapulário, peço-vos que ele seja para mim sinal da vossa maternal protecção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com a vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo Jesus e praticando a Sua Palavra. Ajudai-me, ó Mãe querida, para que, levando com devoção o vosso santo escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amen.