6º -Maria e a reconciliação
Flor do Carmelo, perfuma-nos a alma e o corpo, para que sejamos o bom odor de Cristo no meio dos nossos irmãos.
Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar.
Leitura bíblica (Col 1, 21-23) – Também a vós, que outrora andáveis afastados e éreis inimigos, com sentimentos expressos em acções perversas, agora Cristo reconciliou-vos no seu corpo carnal, pela sua morte, para vos apresentar santos, imaculados e irrepreensíveis diante dele, desde que permaneçais sólidos e firmes na fé, sem vos deixardes afastar da esperança do Evangelho que ouvistes; ele foi anunciado a toda a criatura que há debaixo do céu e foi dele que eu, Paulo, me tornei servidor.
Oração – Senhora do Carmo, ensina-nos a perdoar, e que nunca nos destruamos deixando o ódio e o ressentimento habitarem nos nossos corações. Faz-nos sentir que todos somos irmãos porque o teu Filho Jesus nos redimiu com o seu Sangue.
Prece – Pelos que têm o coração fechado pelo ódio, pelos que não sabem perdoar, pelos que se sentem aprisionados pelo orgulho e não se aproximam dos seus irmãos, para que sintam o amor de Cristo, que apagou as nossas faltas e também as dos nossos irmãos. Oremos ao Senhor…
Compromisso – O Escapulário abre-nos, de maneira simples, ao modo de vida evangélico de Maria, à sua espiritualidade, e sem nos dar conta, alimenta o nosso carinho pela nossa Mãe do Céu e torna-nos sensíveis às necessidades dos outros.
Oração final – Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen.