Novena de Nossa Senhora do Carmo – 4º Dia

4º – Maria e a Liberdade

Flor do Carmelo, perfuma-nos a alma e o corpo, para que sejamos o bom odor de Cristo no meio dos nossos irmãos.
Ave Maria, cheia de graça,  o Senhor é convosco,  bendita sois vós entre as mulheres  e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen.

Leitura bíblica (Rm 6, 22-23) – Mas agora, que estais libertos do pecado e vos tornastes servos de Deus, produzis frutos que levam à santificação, e o resultado é a vida eterna. É que o salário do pecado é a morte; ao passo que o dom gratuito que vem de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, Senhor nosso.

Oração – Senhora do Carmo, livra-nos de toda a escravidão interna e externa, do ódio e do egoísmo. Que o coração de cada um de nós seja um santuário onde tu habites e de onde tu ames os outros e reines com misericórdia, para que o teu Filho seja glorificado em toda a parte. 

Prece – Pelos que trabalham pela paz, a liberdade e a justiça, para que o façam sempre com um coração livre de todo o ódio e vingança, procurando unicamente o bem comum e não os seus interesses pessoais ou de grupos, e que o seu sincero esforço não seja mal interpretado. Oremos ao Senhor…

Compromisso – O Escapulário é um sinal de alegria no meio da humanidade, uma expressão da intimidade entre nós e Maria, um apelo à comunhão com Cristo.

Oração final – Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar.