Novena de Nossa Senhora do Carmo – 3º Dia

3º – Maria ao pé da Cruz

Rainha dos Céus, faz com que um dia possamos gozar da tua companhia na eternidade e proclamar contigo a grandeza do Senhor, porque o Todo-Poderoso fez em ti maravilhas.
Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar.

Leitura bíblica (Jo 19, 25-27). – Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.

Oração – Mãe e Esplendor do Carmelo, ajuda-nos a cumprir a missão que Deus Pai nos atribui. Liberta-nos do egoísmo, do orgulho e da vontade de impor a nossa vontade. Quando tivermos de carregar a cruz, dá-nos força para o fazer e ajuda-nos para que nunca nos neguemos a cumprir a vontade do Pai.

Prece – Por todos os que são chamados a sacrificarem-se pelos seus irmãos, para que as suas vidas estejam cheias de amor e se tornem fecundas na entrega, e que o seu exemplo mova muitos a serem também generosos. Oremos ao Senhor…

Compromisso – O Escapulário é um sinal humilde da presença de Maria na nossa vida; é um apelo para estarmos perto dela; é um compromisso de seguir Jesus na fé, unidos a toda a Igreja; é manifestar a beleza da vida evangélica, para que todos possam encontrar-se com o rosto de Jesus.

Oração final – Virgem Maria, Mãe e Formosura do Carmelo, Estrela do mar, imploramos a tua protecção. Mãe de Deus e Mãe nossa, dirige o teu olhar para todos os que invocam a tua ajuda, escuta as nossas preces e ensina-nos a servir Jesus com coração sincero, como tu fizeste. Mãe de misericórdia e refúgio dos pecadores, intercede por nós junto do teu Filho, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.