Novena de Nossa Senhora do Carmo – 2º Dia

2º – Maria na Anunciação

Estrela do mar, conduz o nosso barco no mar da vida para que cheguemos às praias luminosas da Pátria celeste.
Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar.

Leitura bíblica (Lc 1, 34-38). – Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»

Oração – Maria, Virgem fiel, torna-nos generosos no serviço dos nossos irmãos. Que o conforto, a covardia ou a indiferença nunca nos levem a recusar na vida diária a responsabilidade que Deus Pai nos pede. Dá-nos força para cumprirmos sempre a nossa missão e, deste modo, contribuir com a nossa parte para tornar o mundo melhor.

Prece – Pelos que têm a responsabilidade de governar a Igreja e os Países, para que o façam sempre com a consciência de que a tarefa que exercem é um serviço e sejam generosos para se doarem totalmente aos outros sem esperar recompensas. Oremos ao Senhor…

Compromisso – Trazemos o Escapulário, sinal do silêncio humilde que nos aproxima do Evangelho; expressão do olhar de Maria para nós e de nós para ela; compromisso de guardar a Palavra no nosso íntimo, à espera de que ela, como o grão de trigo na terra, produza fruto abundante.

Oração final – Pai santo, nós vos suplicamos que nos assista com a sua intercessão a Santíssima Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, guiados pelo seu exemplo e protecção, cheguemos ao cimo do monte da perfeição, que é Cristo, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.