Novena de Nossa Senhora do Carmo – 1º Dia

1º – Maria, Mãe da Esperança

Flor do Carmelo, perfuma-nos a alma e o corpo, para que sejamos o bom odor de Cristo no meio dos nossos irmãos.
Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó Estrela do mar.

 Leitura bíblica (1Re 18, 43-45): Por sete vezes Elias lhe repetiu: «Volta e torna a observar.» À sétima vez, o servo respondeu: «Eis que sobe do mar uma pequena nuvem como a palma da mão!» Disse-lhe então Elias: «Vai dizer a Acab que prepare o seu carro e desça quanto antes, para que a chuva não o detenha aqui.» Nesse momento, cobriu-se o céu de nuvens negras, o vento soprou e a chuva começou a cair torrencialmente.

Oração – Maria, Mãe da Esperança, ajuda-nos a viver como vós, levando paz, amor e alegria a todos os homens e mulheres, para que Cristo viva em nós e possamos ser para os outros um reflexo da sua misericórdia.

Prece – Pelos que vivem sem esperança, que sentem que os problemas da vida superam as suas forças, para que encontrem junto de Nossa Senhora Carmo a força para ultrapassar as suas dificuldades e se unam à Cruz de Cristo que conduz à Ressurreição. Oremos ao Senhor…

Compromisso – Trazemos o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, dádiva de Maria e compromisso para a caminhada da vida, que nos conduz à descoberta do coração de Maria para ver nele reflectida a formusura de Deus.

Oração final Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.