Domingo da Ascensão do Senhor – Ano B

Hoje celebra-se a solenidade da Ascensão do Senhor. A passagem do Evangelho deste Domingo (Mc 16,15-20) apresenta-nos o último encontro do Ressuscitado com os discípulos antes de subir ao céu. Normalmente as despedida são tristes, mas desta vez tal não acontece com os discípulos de Jesus que estão alegres e prontos para partir em missão pelo mundo inteiro.
A Ascensão completa a missão de Jesus entre nós. Na verdade, se foi por nós que Jesus desceu do céu, é sempre por nós que ele sobe para lá. Depois de ter descido à nossa humanidade e tê-la redimido, agora sobe ao céu levando a nossa carne com ele. À direita do Pai senta-se agora um corpo humano, o corpo de Jesus, e neste mistério cada um de nós contempla o próprio destino futuro. Jesus não nos abandona com a sua Ascensão ao céu mas permanece para sempre com os discípulos, connosco. Ele permanece em oração, porque ele, como homem, ora ao Pai, e como Deus, homem e Deus, ele o faz ver as chagas, as chagas com as quais ele nos redimiu. E isso deve ser para nós causa de grande alegria!
E o segundo motivo de alegria é a promessa de Jesus: “Eu vos enviarei o Espírito Santo”. Com o dom do Espírito Santo dá-nos esta missão: “Ide pelo mundo, anunciai o Evangelho”. Jesus sobe ao céu, onde está à direita do Pai, levando consigo as chagas, que foram o preço da nossa salvação, e ora por nós e envia-nos o Espírito Santo, para sairmos para evangelizar.
Que Maria, a Rainha do Céu, nos ajude a ser testemunhas corajosas do Ressuscitado no mundo nas situações concretas da vida.

Papa Francisco, Regina Caeli (resumo), 16 de Maio, 2021