Dia da Mãe – 2 de Maio

Eis a Mãe, eis o Amor! 

1. De repente, tudo pode mudar. E chegar a hora de cuidar daquela que sempre cuidou de nós. Mas a primeira – e a principal cuidadora – continua a ser ela.  

2. Basta que permaneça ao nosso lado para que o nosso coração se mantenha reconfortado. Pode andar com dificuldade. Mas, mesmo assim, acompanha-nos sempre com insuperável docilidade. Pode falar sem desenvoltura. Mas, não obstante, nunca deixa de emitir torrentes de bondade e ternura.

3. Quando a Mãe adoece, todo o nosso ser estremece. Nunca faremos por ela o que ela faz por nós. Só a sua presença faz toda a diferença. Manter a Mãe à nossa beira é a maior dádiva que os Céus nos fazem, na vida inteira.

4. Ver estendida a Mãe, depois de cair, é a suprema aflição que se pode sentir. Mas Deus recoloca-a de novo em pé, num milagre que inunda de gratidão a nossa fé.

5. Mãe é a beleza extrema. Só a candura – ainda que sofrida – do seu olhar tem o incomparável dom de nos extasiar. Os olhos da Mãe, ainda que cansados, estão sempre a pousar na direcção de cada filho. Haverá luminosidade que faça transcorrer semelhante brilho? Embora fatigada, é a Mãe que «vê» tudo quando nós não «vemos» (quase) nada.  

6. A Mãe tem sempre razão. A sua inteligência escorre das funduras do seu coração. Apenas quem ama assim consegue entender o que está no princípio, no meio e no fim.

7. Enfim, eis a Mãe, eis o amor. Eis onde está tudo o que, na vida, tem valor. Se até Deus quis ter Mãe, como não agradecer o dom da nossa Mãe? A Mãe não carece de lugar para viver. Basta-lhe o coração dos filhos para no mundo permanecer.

8. Não há palavras para dizer o quanto há na Mãe. Mas é suficiente a Mãe para perceber todas as palavras que há. Até o seu olhar dorido e triste é o que de mais arrebatador e comovente existe.

9. Mãe! Como é que uma palavra tão pequenina consegue ensinar o que nenhuma escola ensina? Mãe, entrego-te a Maria e peço-Lhe que, por muitos anos, te deixe na minha companhia.

10. Foi por ti que eu nasci. Tu és o que de mais belo – até hoje – eu vi! Foste a luz que acendeu o meu olhar. Foi por ti que a este mundo vim. É contigo que eu quero ficar, dia a dia, até ao fim!

João António Pinheiro Teixeira