Via Sacra – 2021

VIA SACRA – 2021

V./ Nós te adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R./ Porque pela tua santa cruz remiste o mundo.

 1º ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO À MORTE

Pilatos perguntou a Jesus: “Tu és o Rei dos Judeus?”. Jesus respondeu: “Tu o dizes”. Pilatos disse aos príncipes dos sacerdotes e à multidão: “Não encontro nada de culpável neste homem”.

Oração: Senhor Jesus, homem inocente, tu foste julgado e não quiseste defender-te. Tu, que não vieste para condenar, foste condenado. Enche a nossa vida de inocência e paciência. Dá-nos um coração compreensivo e compassivo. Que não queiramos condenar e que sejamos capazes de defender aqueles que são condenados injustamente.

2º ESTAÇÃO: JESUS É CARREGADO COM A CRUZ

Pilatos entregou-lhes então Jesus, para ser crucificado. E eles apoderaram-se de Jesus. Levando a cruz, Jesus saiu para o chamado “Lugar do Calvário”, que em hebraico se diz “Gólgota”.

Oração: Senhor, carregaste o peso do mundo. Quiseste tomar parte no peso de todos os homens. Querias aliviar o peso dos ombros de todos aqueles que carregam fardos insuportáveis. Dá-nos também forças para levar a nossa cruz. Dá-nos força e misericórdia para tomar parte nas cruzes dos outros. Dá-nos forças para ajudar os outros.

3º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

Jesus chamou a multidão com os seus discípulos e disse-lhes: “Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.”

Oração: Senhor, tinhas sido flagelado e tinhas uma coroa de espinhos na cabeça. Sobre ti caía o peso do mundo. Era algo superior às tuas forças – que eram muitas – e caíste por terra. Senhor, deixa-me levantar-te. Mas tu continuas a cair em muitos irmãos nossos. Quero ajudá-los, para que possam levantar-se.

4º ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA-SE COM A SUA MÃE

Vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede se há dor semelhante à minha dor, que tanto me atormenta: porque o Senhor me feriu no dia da sua cólera. Por isso, eu choro e desfazem-se em lágrimas os meus olhos; o inimigo triunfou e eu perdi os meus filhos.

Oração: Senhor, a tua mãe não te abandonou. Era uma mulher forte e cheia de compaixão, sempre unida a ti. O Pai pode ter-te “abandonado”, mas a mãe não. Sem ela, ias sentir-te sozinho. Que a mãe continue a estar próxima de todos os que carregam o peso da cruz e alivie as suas feridas com o bálsamo da misericórdia.

5º ESTAÇÃO: SIMÃO DE CIRENE AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ

Quando O conduziam, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para a levar atrás de Jesus.

Oração: Senhor, tu quiseste carregar as nossas cruzes pesadas. Talvez não tenhas medido bem as forças. És um Deus fraco e é por isso que ainda te amamos mais. És um Messias humilde e deixas-te ajudar. Eu também quero ajudar-te como Simão de Cirene. Quero ajudar os meus irmãos a carregar a sua cruz. Sê tu, Senhor, para todos nós o nosso melhor Cireneu.

6º ESTAÇÃO: A VERÓNICA LIMPA O ROSTO DE JESUS

Quem acreditou no que ouvimos dizer? A quem se revelou o braço do Senhor? O meu servo cresceu diante do Senhor como um rebento, como raiz numa terra árida, sem distinção nem beleza para atrair o nosso olhar, nem aspecto agradável que possa cativar-nos… Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele não abriu a boca.

Oração: Senhor, ajuda-nos a ser como esta mulher delicada e corajosa, capazes de enxugar o teu rosto com o lenço da nossa proximidade e da nossa ternura, capazes de fazer a nossa opção pelos que mais sofrem, ultrapassando preconceitos e barreiras injustas. Mas grava também no nosso interior a imagem viva do teu rosto.

7º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto.

Oração: Senhor, caíste de novo, porque a tua fraqueza é extrema. Mas beijas de novo a terra e levantas-te. Tens que continuar até ao fim o caminho marcado. Beija também todos os que estão caídos, beija a nossa miséria, quando caímos, e dá-nos força para nos levantarmos.

8º ESTAÇÃO: JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM

Seguia Jesus uma grande multidão de povo e mulheres que batiam no peito e se lamentavam, chorando por Ele. Mas Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: “Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim; chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos”.

Oração: Senhor, tu choraste por Jerusalém; agora são as filhas de Jerusalém que choram por ti. As suas lágrimas são a melhor oferta destas mulheres cheias de compaixão. Dá-nos a graça de chorar com os que choram, de estar próximos de quem sofre. Que não sejamos lenha seca, nem deixemos secar o nosso coração.

9º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Caríssimos: Se vós, fazendo o bem, suportais o sofrimento com paciência, isto é uma graça aos olhos de Deus. Para isto é que fostes chamados, porque Cristo sofreu também por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos… Vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.

Oração: Senhor, cais pela terceira vez, sinal da máxima fraqueza. És o mais formoso grão de trigo que cai à terra. Não nos admiramos de caíres três vezes, mas de encontrares forças para te levantares outras tantas. Pelas tuas quedas, perdoa, Senhor, as nossas quedas. Diz-nos para nos levantarmos e ajuda-nos a levantar-nos, para que, deste modo, aprendamos a compreender e ajudar aqueles que caem.

10º ESTAÇÃO: JESUS É DESPOJADO DAS SUAS VESTES

Quando crucificaram Jesus, os soldados tomaram as suas vestes, das quais fizeram quatro lotes, um para cada soldado, e ficaram também com a túnica. Assim se cumpria a Escritura: “Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sortes sobre a minha túnica”. Foi o que fizeram os soldados.

Oração: Senhor, primeiro foste tu que te despojaste. Agora foram os soldados que te despojaram do pouco que te restava. És o pobre do Senhor. Que também nós saibamos despojar-nos das muitas coisas que nos sobram. Que saibamos pedir perdão, se, por acaso, despojámos alguém dos seus bens, do seu prestígio ou da sua dignidade. E que saibamos denunciar os muitos despojos de que ainda hoje és vítima.

11º ESTAÇÃO: JESUS É CRAVADO NA CRUZ

Eram nove horas da manhã quando crucificaram Jesus. O letreiro que indicava a causa da condenação tinha escrito: “Rei dos Judeus”. Crucificaram com Ele dois salteadores, um à direita e outro à esquerda.

Oração: Estás na cruz, ó Cristo amado, dor viva, oração em lágrimas, paciência de tremores, perdão que sangra, generosidade sem limites. Ensina-nos estas dramáticas lições da tua cruz, ensina-nos a rezar na noite escura, a sofrer perdoando, a esperar mesmo no vazio, a entregar-nos até ao sangue. E ensina-nos a amar na cruz de cada dia.

12º ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ

Era já quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, até às três horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O véu do templo rasgou-se ao meio. E Jesus exclamou com voz forte: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Dito isto, expirou.

Oração: Nessa cruz espantosa, tu és, Senhor, uma fogueira acesa, um livro aberto, uma bandeira de salvação. Salva-nos, pela tua cruz, salva todos os homens. Que aqui aprendamos a paciência, a generosidade, a confiança, o amor. Que aqui aprendamos a amar-nos e a entregar-nos até ao fim. Jesus inclina a cabeça e morre, mas não morre o Amor, que é o mais forte: a Vida triunfa sobre toda a morte, o Amor brilha com toda a sua beleza.

13º ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ

Ao cair da tarde José de Arimateia, ilustre membro do Sinédrio foi corajosamente à presença de Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. José comprou um lençol, desceu o corpo de Jesus e envolveu-O no lençol.

Oração: Ó Jesus, o teu corpo ferido pode agora descansar. A tua mãe, cheia de compaixão, oferece-te ao Pai e, banhada em lágrimas, beija as tuas feridas. Também eu quero beijá-las. Quero chorar os meus pecados. Quero oferecer-te toda a dor do mundo. E quero agradecer-te a oferta da tua mãe, ó Jesus.

14º ESTAÇÃO: JESUS É DEPOSITADO NO SEPULCRO

No local em que Jesus tinha sido crucificado, havia um jardim e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ainda ninguém fora sepultado. Foi aí que, por causa da Preparação dos judeus, porque o sepulcro ficava perto, depositaram Jesus.

Oração: Queremos permanecer em vigília junto ao teu corpo, ó Jesus. Permanecer em vigília, enquanto tu dormes. Permanecer em vigília, enquanto tu resgatas Adão, enchendo o inferno de luz e de esperança. Permanecer em vigília, que são apenas três momentos. E o teu corpo há de revestir-se de glória, o triunfo do amor sobre a morte. Livra-nos, Senhor, de toda a espécie de morte. Ressuscita também em nós, Senhor.

V./ Nós te adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R./ Porque pela tua santa cruz remiste o mundo.