Solenidade de São José – 19 de Março

São José, ícone do “viver em obséquio de Jesus Cristo”

Num mundo onde a concretude e o sentido do mistério são necessários, num mundo em que tendemos a escapar dos vínculos de relações e compromissos estáveis e a fecharmo-nos num narcisismo estéril, José indica-nos o caminho da renúncia, da responsabilidade quotidiana, do agir silencioso para que a família viva e cresça. O nosso patrono coloca-nos diante da necessidade de curar as feridas da humanidade e das do interior da própria Igreja. Não existe Igreja, não existe Carmelo sem pessoas que esquecendo-se de si mesmas trabalham dia e noite para dar aos outros uma base segura sobre a qual podem apoiar-se. Pessoas assim poderão encontrar sempre em São José o seu patrono e modelo, o seu “pai e senhor”.

A Palavra chegou a José através do sonho, que podemos interpretar como a sua oração, a sua interioridade. Pode-se dizer que cada Carmelo é um lugar de sonhos: a oração é como um sonho que contém em si mesma uma mensagem secreta. A comunidade carmelita é um grupo de pessoas que sonha fazer da própria casa uma nova Jerusalém, pessoas que compartilham o sonho do profeta por um mundo melhor, pessoas que se deixam agarrar em cada dia pelo sonho da salvação! Escutando diariamente a Palavra de salvação, configuramo-nos a Cristo na sua obediência e no seu serviço voluntário, ele que não veio para ser servido, mas para servir, ele que via numa criancinha o exemplo de como devemos ser se desejamos entrar no reino de Deus. Tal como São José, os Carmelitas reconhecem o sonho e mantêm a luz da esperança que ilumina o mundo novo prometido aos que vivem atentos à Palavra de Deus, porque Deus fará novas todas as coisas.

São José custodia o Carmelo, não somente porque o protege “das insídias hostis e de toda a adversidade”, mas porque o mantém firme na sua identidade simples e profunda. Ao ser um homem justo ele indica-nos a estrada que devemos percorrer e a meta para a qual nos dirigimos. Neste sentido, não há dúvida de que o culto a São José não é simplesmente uma devoção ou uma prática piedosa, mas um programa de vida, que é parte integrante do património carismático do Carmelo. Juntamente com Maria, José é o ícone evangélico, onde os carmelitas podem ler e compreender o que quer dizer verdadeiramente “viver em obséquio de Jesus Cristo”. Portanto, com razão, continuaremos a dirigir-nos a ele como nosso pai e patrono, mas também como amigo fiel e guia seguro no caminho de seguimento dos passos de Jesus. (Carta dos Superiores Gerais O.Carm. e O.C.D. à Família Carmelita, por ocasião do 150º aniversário da proclamação de São José como patrono da Igreja universal).

P. Míċeál O’Neill O.Carm – P. Saverio Cannistrà O.C.D.