9º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

TESTEMUNHAS DE SANTIDADE

Mulher do silêncio e da oração, Mãe da misericórdia, Mãe da esperança e da graça, roga por nós.

Reflexão

Muitos homens e mulheres ao longo dos séculos testemunham que foram homens e mulheres de verdade através do trato confiante com a Virgem do Carmo.

Quando alguém deixa os lugares fáceis das margens e rema na noite para o alto mar em busca do rosto de Deus e do ser humano, faz-se companheiro dos místicos do Carmelo que alimentaram a sua fé na “fonte” e a sua chama de amor no lar de José e Maria de Nazaré.

A relação com Maria não nos infantiliza, nem trazer o escapulário nos torna imaturos. Pelo contrário! Há muitas testemunhas que mostram o contrário.

Pistas de luz

O melhor comentário ao que foi dito atrás são os testemunhos: a poesia, a mística, a arte, a música… garantem-nos que com Maria a vida cresce em abundância, a vida de Jesus.

A devoção a Maria é uma das flores mais belas do jardim do Carmelo. Diria que é como um girassol. É uma flor que se eleva sobre todas as outras flores. Nascida sobre um grande tronco, cheio de folhas grandes, a flor eleva-se para além da folhagem verde e tem a característica de “voltar-se” para o Sol. Além disso é uma imagem do próprio Sol… Maria era uma Flor assim. Também nós, como flores da sua semente, podemos crescer e florescer diante do Sol que se infundiu nela e também nos quer transmitir os raios da sua luz e do seu calor” (Beato Tito Brandsma).

Oração

Bendita és tu, ó Maria, Beleza e Esplendor de Carmelo, em ti contemplamos a meta da nossa caminhada, o caminho que nos leva a Cristo, nossa Esperança. Tu, Virgem de Carmelo, doce Mãe, sê propícia aos Carmelitas.

Com o teu exemplo, com o espírito do profeta Elias e a sabedoria do apóstolo Paulo, faz, ó Mãe, que vivamos como irmãos no Senhor, contemplemos todos os dias o Rosto do teu Filho e sirvamos com dedicação o nosso próximo. Amen.