REZAR CADA DIA DA SEMANA COM SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ: 1-6 DE ABRIL
Segunda-feira, 1 de Abril: ficar diante de Deus por todos
Senhor! Desce, antes que o meu filho morra! (Jo 4:49).
Estar diante de Deus por todos; é a nossa vocação (Edith Stein).
Muitas vezes chamamos Jesus pedindo a sua ajuda para determinada pessoa. Isso é bom. Nem sempre somos atendidos de maneira espectacular, mas o amor espalha-se como o brilho do sol. Vamos acreditar!
Terça-feira, 2 de Abril: anunciar Jesus
O homem (curado) foi anunciar aos judeus que foi Jesus quem o curou (Jo 5,15).
Para pertencer a Deus como um dom, livre de amor e servi-lo, não é apenas a vocação de alguns escolhidos, mas de todo o cristão: dedicado ou não, homem ou mulher, todos são chamados a seguir Cristo (Edith Stein).
Todo o cristão é chamado para anunciar que Jesus o curou. De uma forma ou de outra. Qual é o meu caminho? Ainda estou um pouco «paralisado» para anunciar isso?
Quarta-feira, 3 de Abril: receber a Vida
Como o Pai realmente ressuscita os mortos e os faz viver, assim o Filho também faz viver quem ele quer (Jo 5, 21).
Não és tu o Maná, Que passa do coração do Filho, Ao meu, Comida dos anjos e dos santos? Ele, que da morte, Para a vida se levantou, Também a mim ressuscitou para a vida. Arrancou-me do sono da morte, E nova vida Ele me dá, De dia para dia. Um dia a sua plenitude, Inundar-me-á totalmente, Vida de tua vida – Sim, tu mesmo: Santo Espírito (Edith Stein).
Deus diz tudo: somos chamados a uma vida de abundância. Este é o plano de Deus para nós. Isso me é dado na Eucaristia. Eu tenho o desejo de comer e receber essa Vida?
Quinta-feira, 4 de Abril: um por todos e…
Moisés apazigua a face do Senhor seu Deus, dizendo … (Ex 32, 11).
É somente pelo facto de que o indivíduo está diante de Deus, através do confronto e da atracção da liberdade divina e da liberdade humana, que ele recebe a força para permanecer ali para todos e isso diz a Igreja, “todos por um e um por todos (Edith Stein).
Moisés está diante de Deus para obter a conversão e a salvação de seu povo. Eu realmente imploro pelos outros? «Todos por um, um por todos».
Sexta-feira, 5 de Abril: estar interessado nos assuntos do Senhor
Os ímpios não estão na verdade quando raciocinam sozinhos… (Sl 2,1).
Aquele que procura o Senhor em sua casa não mais quererá falar com ele sobre si mesmo e sobre seus assuntos. Ele começará a se interessar pelos assuntos do Senhor (Edith Stein).
A Quaresma avança. A liturgia encoraja-nos a olhar cada vez mais para o Crucificado, a descentrar-nos. Caminhemos para Ele, olhemos para ele…
Sábado 6 de Abril: a oração da Igreja
Pôr fim à fúria dos ímpios, fortalecer os justos, tu que escrutinas a mente e o coração, Deus, o Justo! (Sl 7).
Toda oração verdadeira é a oração da Igreja: através de toda oração verdadeira acontece alguma coisa na Igreja e é a própria Igreja quem a reza, porque é o Espírito Santo vivendo nela que, em cada alma, «intervém por nós através de gritos inexprimíveis» (Edith Stein).
Conhecemos os nossos, vemos a justiça e a bondade de Jesus. O choque do pecado e do Amor o levará à morte. Através da oração, somos um com Ele. Podem as nossas obras, a nossa linguagem, o nosso espírito, ser à imagem de Cristo…