Anunciação do Senhor: 25 de Março

Anunciação do Senhor

Deus que no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitir aos homens a sua palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o seu próprio Filho, o seu Verbo, a Palavra feita Carne. 

Contudo, o Pai das misericórdias quis que a Incarnação fosse precedida da aceitação por parte daquela que Ele predestinara para Mãe, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida (cf. Lumen gentium, 56). No momento da Anunciação, através do Anjo Gabriel, Deus expõe portanto, a Maria os seus desígnios. E Maria, livre, consciente e generosamente, aceita a vontade do Senhor a seu respeito, realizando-se assim o mistério da Incarnação do Verbo. Nesse momento, com efeito, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade começa a sua existência humana. O filho de Deus faz-se Filho do Homem. O Deus Altíssimo torna-se o «Deus connosco. 

Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Nascimento de Cristo. Foi pelo sim de Maria que a Incarnação se realizou, a nova Aliança se estabeleceu e a Redenção do mundo pecador ficou assegurada.

Frases sobre a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora

– Ouviste, ó Virgem, a voz do Anjo: “Conceberás e darás à luz um filho”. Ouviste-o dizer que não será por obra de varão, mas por obra do Espírito Santo. O Anjo aguarda a resposta (…). Todo o mundo, prostrado a teus pés, espera a tua resposta: da tua palavra depende a consolação dos infelizes, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, a salvação de todos os filhos de Adão, de toda a tua linhagem. Dá depressa, ó Virgem a tua resposta. Profere a tua palavra humana e concebe a divina. Porque demoras? Abre, ó Virgem santa, o coração à fé, os lábios ao consentimento, as entranhas ao Criador. “Eis a serva do Senhor – disse a Virgem – faça-se em mim segundo a tua palavra” – São Bernardo.

– O “Faça-se a tua vontade” em todo o seu conteúdo tem que ser o fio condutor de toda a vida cristã. Tem que regular o curso do dia, da manhã à noite, o passar dos anos e a vida inteira – Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein).

Oração

Pai, eis que venho para fazer a Tua vontade! Não deixes que me prenda nas circunstâncias adversas da vida, mas atrai sempre o meu olhar para o Alto, para esse lugar de onde a Tua graça jorra, para mim, abundantemente.  Não deixes que me perca buscando o caminho mais fácil, ou seguranças vazias de Ti, mas faz-me confiar totalmente no Teu desígnio de amor sobre mim e esperar sempre. Não deixes que nada me separe da Tua vontade, mas faz-me entrar cada vez mais no mistério de amor que me faz gozar alegria de não ser nada e a liberdade de Tu me poderes entregar na missão a que me destinastes. 

Pai, obrigado por me escolheres para manifestares a grandeza do Teu Amor. Eu estou nas tuas mãos, faz de mim o que quiseres. Minha Mãe, quero perder o meu sim no Teu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *