Caminhada quaresmal com Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) – 4

REZAR CADA DIA DA SEMANA COM SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ: 25-30 DE MARÇO

Segunda-feira, 25 de Março – Anunciação: aprender a obediência correcta

«Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se de junto dela. (Lc 1, 38)

«A Virgem praticou esta perfeita obediência (a Deus), porque dizia que era a serva do Senhor e era mesmo, na verdade, colocando à disposição do Senhor todas as suas forças para servi-lo» (Edith Stein).

A obediência tem má reputação. Devo sempre ter um discernimento objectivo, porque tenho raramente um anjo na minha frente. Mas após o anjo ter deixado Maria, ela toma a iniciativa de ajudar sua prima mais velha. A verdadeira obediência dá o gosto da iniciativa, do pequeno «mais» ao serviço de Deus e do próximo …

Terça-feira, 26 de Março : um amor sem fronteiras

«Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque assim mo suplicaste; não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?» (Mt 18, 32-33).

«O amor de Cristo não conhece nenhuma fronteira, não se apaga, nem tem medo do que é feio ou sujo. Veio por amor dos pecadores e não dos justos. E se o amor de Cristo vive em nós, fazemos como ele e vamos procurar a ovelha perdida» (Edith Stein).

Jesus coloca-nos diante de uma exigência divina às vezes impossível aos nossos olhos. Não nos iludamos: é o Espírito de Cristo, o Amor de Cristo em nós, que pode tornar-nos capazes de um amor sem limites.

Quarta-feira 27 de Março: a morada de Deus

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição» (Mt 5, 17).

«No lugar do Templo de Salomão, Cristo construiu um templo de pedras vivas, a comunhão dos santos» (Edith Stein).

Toda a Palavra de Deus mostra que o Senhor está procurando um lugar onde o seu Espírito, o seu Amor, possa descansar (Gn 1). Do Templo de Jerusalém ao Coração de Jesus, que é o lugar perfeito onde o Espírito repousa. Unidos a Ele, formamos o Templo anunciado, a comunhão dos santos (Ap 21). N’Ele, connosco reunidos n’Ele, tudo está consumado.

Quinta-feira 28 de Março: responder a Deus

«Não fecheis/endureçais os vossos corações, como em Meriba, como no dia de Massa no deserto, onde os vossos pais me tentaram e provocaram» (Sl 94).

«Existe em cada ser humano um lugar livre de qualquer laço terrestre, um lugar que não vem dos outros e que não é determinado pelos outros. É lá que se encontra sozinho diante de Deus. É a interioridade da alma, o eu absolutamente individual e livre, o eu pessoal» (Edith Stein).

Estou diante de Deus e tenho que lhe dar uma resposta. Não só pela palavra, mas pelos meus actos. Tomo um pouco de tempo de solidão para me colocar diante d’Ele.

Sexta-feira 29 de Março: o mandamento do amor

«Não estás longe do Reino de Deus» (Mc 12,34).

«Todo o ensinamento de Jesus pode ser entendido como a interpretação dos mandamentos e preceitos da Lei no sentido do mandamento do amor» (Edith Stein).

O amor de Deus e o amor ao próximo são um só. Se vejo um amor duplo, tenho um problema de visão! Terei hoje a ideia de um acto concreto de amor ao meu próximo?

Sábado 30 de Março: sejamos lúcidos

«Meu Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens» (Lucas 18,11).

«Há uma razão pela qual Deus só encontra o seu agrado no amor: todas as nossas obras e os nossos aplicados esforços apenas são, aos seus olhos, um puro zero. Não podemos lhe dar nada, ele não precisa de nada e não reclama nada. Só quer uma coisa: o amor» (Edith Stein).

Somos muitas vezes fariseus que querem servir a Deus… e daí obter alguma glória… Que nos seja permitido de servir, admirando cada vez mais o bem realizado pelos outros, grandes pecadores ou não…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *