3º Domingo do Tempo Comum – Ano C

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 1-4; 4, 14-21)

Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que se cumpriram entre nós, como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e servidores da Palavra, também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las de forma ordenada para ti, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez das palavras em que foste instruído. Jesus voltou no poder do Espírito para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos. Veio então a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías e desenrolando o livro, encontrou o lugar onde estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a pregar a redenção aos cativos, a recuperação da vista aos cegos, a enviar os oprimidos em liberdade e a pregar um ano da graça do Senhor”. Depois, enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Estavam fixos nele os olhos de todos, na sinagoga. Começou então a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje esta Escritura que acabais de ouvir”.

Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga

Lucas não pode guardar para si o que lhe transmitiram os que “foram testemunhas oculares e servidores da Palavra”. Então, decide escrever ao seu amigo Teófilo (nome que significa “amigo de Deus”) para que ele tenha conhecimento seguro do que lhe foi ensinado. Depois de Teófilo e da sua comunidade cristã, somos convidados por Lucas e pelos outros três evangelistas a crer na Palavra, esta Palavra que muitos testemunharam com o próprio sangue. Não é o que, aliás, pede Jesus aos seus compatriotas de Nazaré: acreditar na Palavra? Na sua homilia, Jesus afirma que se realiza hoje a palavra de ontem do profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor… Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir”.

Jesus anuncia a Boa Nova aos pobres e realiza a salvação. Então compreendemos por que é que os habitantes de Nazaré tinham os olhos fixos n’Ele: viam que Ele falava como homem que tem autoridade. Não somente as suas palavras eram “boa nova”, mas ele próprio era a Boa Nova há tanto esperada. Desde Lucas, desde Teófilo, quantos mensageiros da Boa Nova que ninguém conseguiu calar porque a mensagem de Cristo sendo uma boa nova existe para ser anunciada!…

Lucas anuncia neste texto programático, o caminho futuro da Igreja e as condições da sua fidelidade a Cristo. A comunidade crente toma consciência, através deste texto, de que a sua missão é a mesma de Cristo.

Palavra para o caminho

Jesus encontra nas palavras do profeta Isaías, aquilo que o Pai quer dizer, ser e fazer através da Sua vida, humana, frágil, e ao mesmo tempo, bela e cheia de possibilidades. Ali, está claro o para quê da sua vida. A Palavra de Deus pode dar sentido às pequenas coisas que fazemos, e àquelas que não fazemos porque achamos demasiado pequenas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *