O amor vem de Deus

vem_eu_te_espero

Não há ninguém que não ame; a questão está em saber o que se deve amar. Não somos, por conseguinte, exortados a não amar, mas sim a escolher o que havemos de amar. Mas que podemos nós escolher, se antes não somos escolhidos? Porque nós não amamos se antes não somos amados. Ouvi o apóstolo João: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro. Procura saber como é que ocorreu ao homem amar a Deus e nada mais encontrarás senão que Deus o amou primeiro. Deu-Se a Si mesmo Aquele que amámos e deu-nos a capacidade de amar. Como é que Ele nos deu a capacidade de amar, ouvi-o mais claramente através do apóstolo Paulo: O amor de Deus foi derramado em nossos corações. Por quem? Por nós, talvez? Não. Então por quem? Pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Tendo, portanto, tão grande confiança, amemos a Deus com o amor que vem de Deus. Ouvi mais claramente o mesmo São João: Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.

Santo Agostinho

Abrir

Aqui estou, Senhor

caminhada-a-dois-relacionamento

Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direcção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada. Este é o momento para dizer a Jesus Cristo: «Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do Vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco. Preciso de Vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais uma vez nos Vossos braços redentores». Como nos faz bem voltar para Ele, quando nos perdemos! Insisto uma vez mais: Deus nunca Se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a Sua misericórdia.

Papa Francisco

Abrir

Despojai-vos do homem velho

seguir

Esta doutrina de morrer para si mesmo, que entretanto constitui a lei de toda a alma cristã, desde que Cristo disse: “Se alguém quiser vir após mim que tome a sua cruz e renuncie a si próprio”, esta doutrina, apesar de parecer tão austera, é duma suavidade deliciosa, quando se olha para o termo desta morte, que é a vida de Deus, colocada em vez da nossa vida de pecado e de misérias. É o que São Paulo queria dizer, quando escrevia: “Despojai-vos do homem velho e revesti-vos do novo, segundo a imagem d’Aquele que o criou.” Esta imagem é o próprio Deus.

Santa Isabel da Trindade

Abrir

Santa Teresa de Jesus chama-nos à alegria

00retrato santa teresa

Teresa de Jesus convida as suas monjas a «andar alegres servindo» (Caminho 18,5). A verdadeira santidade é alegria, porque “um santo triste é um triste santo”. Os santos, mais do que esforçados heróis são fruto da graça de Deus aos homens. Cada santo manifesta-nos um traço do multiforme rosto de Deus. Em santa Teresa contemplamos o Deus que, sendo «soberana Majestade, eterna Sabedoria» (Poesia 2), revela-se próximo e companheiro, tem as suas delícias em conversar com os homens: Deus alegra-se connosco. E, por sentir o seu amor, experimentava uma alegria contagiosa que não podia dissimular e que transmitia à sua volta. Esta alegria é um caminho que temos de andar durante toda a vida. Não é instantânea, superficial, barulhenta. É preciso procurá-la já «nos princípios» (Vida 13,l). Expressa o gozo interior da alma, é humilde e «modesta» (cf. Fundações 12,l). Não se alcança pelo atalho fácil que evita a renúncia, o sofrimento ou a cruz, mas que se encontra padecendo trabalhos e dores (cf. Vida 6,2; 30,8), olhando para o Crucificado e procurando o Ressuscitado (cf. Caminho 26,4). Daí que a alegria de santa Teresa não seja egoísta nem auto-referencial. Como a do céu, consiste em «alegrar-se que se alegrem todos» (Caminho 30,5), pondo-se ao serviço dos demais com amor desinteressado. Da mesma forma que disse a um dos seus mosteiros em dificuldades, a Santa diz-nos também hoje a nós, especialmente aos jovens: «Não deixem de andar alegres!» (Carta 284,4). O Evangelho não é uma bolsa de chumbo que se arrasta pesadamente, mas sim uma fonte de gozo que enche de Deus o coração e o leva a servir os irmãos! (Excerto da Carta do Papa Francisco por ocasião da abertura do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus).

Abrir

Lembra-te do que Jesus fez por ti

DSC_0031

Se a minha humanidade se encontra menos forte e resoluta para realizar qualquer coisa de difícil ou de árduo, costumo incitar-me a fazê-lo com este pensamento: “O meu Jesus não o fez também por mim?”.

Santa Teresa Margarida de Redi

Abrir

Todo o teu bem encontra-se dentro de ti

3638823828_ae6dbe33fd

Portanto, ó alma formosíssima entre todas as criaturas, que tanto desejas saber onde está o teu Amado para te encontrares e unires a Ele, já te foi dito que tu mesma és o aposento onde Ele mora, o refúgio e o esconderijo onde Se oculta. Oxalá seja motivo de grande consolação e alegria para ti reconhecer que todo o teu bem e esperança se encontram tão perto de ti, melhor dizendo, tão dentro de ti que já não podes existir sem Ele. Sabei, diz o Esposo, que o reino de Deus está dentro de vós (Lc 17, 21). E o apóstolo S. Paulo, seu servo, diz: Vós sois o templo de Deus (2 Cor 6, 16).

São João da Cruz

Abrir

Frases de São Filipe Néri, o santo da alegria

4-1

– Ser misericordioso com os que caíram é o melhor meio para não cairmos nós mesmos!

– Na guerra pela pureza só vencem os covardes, isto é, aqueles que fogem!

– Quem quiser outra coisa que não seja Cristo, não sabe aquilo que quer; quem pede outra coisa que não seja Cristo, não sabe aquilo que faz.

– A grandeza do amor que se tem a Deus, é medida pela grandeza do desejo de sofrer muito por amor de Deus; quem se impacienta com a cruz, achará uma outra mais pesada.

– Os sofrimentos deste mundo são a melhor escola do desprezo do mundo; quem não se matricular nesta escola, merece dó, porque é um infeliz.

– Basta, Senhor, basta! Suspendei a torrente de vossas consolações, porque não tenho forças para receber tantas delícias.

– Ó meu Deus tão amável, por que não me destes um coração capaz de Vos amar condignamente?

– Quem não puder dedicar longo tempo à oração deve, pelo menos, elevar muitas vezes o seu coração a Deus.

– É possível restaurar as instituições com a santidade, e não restaurar a santidade com as instituições.

– Esta só razão devia bastar para manter alegre um fiel – saber que tem a Virgem Maria junto de Deus, que pede por ele.

– Somente a Comunhão pode conservar puro um coração aos vinte anos! Não pode haver castidade sem Eucaristia.

– Quem quiser que lhe obedeçam muito, mande pouco.

– Longe de mim, o pecado e a tristeza!

– Não pode acontecer coisa mais gloriosa a um cristão do que padecer por amor de Cristo.

 

Abrir

Santo tabernáculo

sacrario_ac1

Quantas vezes, especialmente à noite, olhando o santo Tabernáculo e respirando de felicidade, penso e digo: “De tudo quanto há nesta terra de grande, de belo, de precioso, nada há que iguale o Tesouro que aqui se esconde. Está aqui o único Tesouro que existe sobre a terra e eu possuo-O, vivo perto d’Ele”.

Beata Maria Cândida da Eucaristia

Abrir

Permanecei em mim

Our Lady of Mt_ Carmel

Permanecei em Mim”. É o próprio Verbo de Deus que dá esta ordem, e que exprime esta vontade. Morai em Mim, não por alguns instantes, algumas horas que têm de passar, mas «morai…» num modo permanente, habitual. Permanecei em Mim, orai em Mim, adorai em Mim, amai em Mim, sofrei em Mim, trabalhai, agi em Mim. Permanecei em Mim quando vos apresentardes a qualquer pessoa ou fizerdes qualquer coisa, penetrai sempre cada vez mais nesta profundidade. Esta é, então, verdadeiramente, a “solidão, a que Deus quer atrair a alma para lhe falar”, como cantava o profeta.

Santa Isabel da Trindade

Abrir