Domingo de Pentecostes

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 20, 19-23)

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e diz-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e diz-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos».

Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo

Divino Espírito Santo, necessitamos muito da vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra, para que, para além das palavras e dos conceitos, possamos perceber em nós a vossa presença de Pessoa Divina. Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

Cremos, Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois nosso hóspede permanente, sempre a modelar no nosso ser a figura e a forma de Jesus Cristo. Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

Nós nos dirigimos também a ti, Maria, Mãe da Igreja, que viveste a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentaste a sua força no teu ser, e O vistes a agir no teu filho Jesus, intercede por nós, para que a nossa mente e o nosso coração se abram à acção divina. Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

Vem, Espírito Santo, e santifica-me. Vem, Espírito de Verdade, e enche-me de ti. Que a tua sabedoria divina me confirme na Verdade e me ajude a evitar tudo que lhe seja contrário, não só a mentira, mas também a dissimulação, a duplicidade, a falta de sinceridade. Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

“Vinde Espírito Santo, vinde e renovai a face da terra! Vinde com os vossos sete dons! Vinde Espírito de vida, Espírito de verdade, Espírito de comunhão e de amor! A Igreja e o mundo têm necessidade de Vós. Vinde Espírito Santo e tornai sempre mais fecundos os carismas que concedeis” (São João Paulo II).

Palavra para o caminho

Pai, enviai o vosso Espírito. Espírito do vosso Filho Jesus. Que ele fecunde as nossas vidas, como fecundou a Virgem Maria; que nos encha de vida, como inundou de vida o sepulcro de Jesus; que nos encha de coragem, como fez com os apóstolos quando tinham medo; que nos encha de fidelidade, como fez com as legiões de mártires e de santos; que nos recorde e ensine as palavras de Jesus, para que as possamos entender, viver e anunciar aos homens e mulheres nossos irmãos. Pai, enviai o vosso Espírito. Dai-nos, ó Pai, por Jesus, o vosso Espírito Santo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *