Via Sacra: 1ª Estação

V. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

R. Amen.

Na morte de Cristo descobrimos a prova definitiva do amor infinito do Pai para com o mundo. Por meio da Paixão do Filho de Deus alcançámos a salvação. Meditar com devoto recolhimento e piedade os mistérios da Paixão e Morte de Nosso Senhor é um compromisso sincero para alcançar uma profunda e contínua conversão interior.

Oremos: Deus, nosso Pai, que a luz da vossa graça ilumine a nossa contemplação e oração, ao percorrermos a estações do caminho da Cruz do Vosso Filho, concedei-nos fortaleza para sabermos avançar sempre pelos passos de Jesus Cristo, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

1ª- Estação: Jesus no horto das oliveiras

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus!

R. Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Do Evangelho de S. Marcos (Mc 14, 32-36): Chegaram a uma propriedade chamada Getsémani e Jesus disse aos seus discípulos: ficai aqui, enquanto Eu vou orar. Tomou consigo Pedro, Tiago e João e começou a sentir pavor e angústia. Disse-lhes então: a minha alma está numa tristeza de morte. Ficai aqui e vigiai. Adiantando-Se um pouco, caiu por terra e orou para que, se fosse possível se afastasse dele aquela hora. Jesus dizia: Abba, Pai, tudo Te é possível: afasta de mim este cálice. Contudo, não se faça o que eu quero, mas o que tu queres.

Getsémani é o horto das oliveiras, o horto da angústia, o horto do sono dos discípulos… No Getsémani, Jesus experimenta o quanto é difícil a obediência, a aceitação da vontade do Pai. No Getsémani, os discípulos dormem enquanto Jesus ora. Os discípulos são incapazes de velar e acompanhar a agonia de Jesus, a sua solidão, a sua aceitação do cálice amargo da Paixão.

Oremos: Senhor Jesus, que assumis a dor, aceitais o sofrimento e superais a última tristeza, concedei-nos sensibilidade e vigilância para Vos acompanharmos sempre, nos irmãos que sofrem ou estão tristes e abandonados. Dai-nos a fortaleza necessária para beber, seguindo o Vosso exemplo, o cálice da vontade divina. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *