Solenidade do Profeta Elias (20 de Julho)

Elias é o profeta solitário que cultiva a sede do Deus único e vive na sua presença. Ele é o contemplativo possuído (raptado) pela paixão ardente pelo absoluto de Deus, cuja «palavra ardia como fogo». É o místico que, depois de um longo e penoso caminho aprende e lê os novos sinais da presença de Deus. É o profeta que se envolve na vida do povo e, lutando contra os falsos ídolos, o reconduz à felicidade da Aliança com o único Deus. É o profeta solidário com os pobres e os marginalizados e que defende aqueles que sofrem violência e injustiça.

O Carmelita aprende, pois, com Elias a ser homem do deserto, de coração indiviso, que está todo diante de Deus, todo entregue ao serviço de Deus, o homem que fez uma escolha sem compromissos pela causa de Deus e por Deus arde de paixão. Como Elias, crê em Deus, deixa-se conduzir pelo Espírito e interioriza a Palavra no próprio coração, para testemunhar a presença divina no mundo, aceitando que ele seja realmente Deus na sua vida. E enfim, vê em Elias, unido ao seu grupo profético, a fraternidade vivida na comunidade, e com ele aprende a ser canal da ternura de Deus para com os indigentes e os humildes.

Constituições da Ordem do Carmo, nº 26

Oremos: Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao Vosso profeta Elias, nosso Pai, viver na Vossa presença e inflamar-se de zelo pela Vossa glória, concedei que, procurando sempre a Vossa presença, nos tornemos no mundo testemunhas do Vosso amor. Por Cristo, Nossa Senhor. Amen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *