8º – Novena de Nossa Senhora do Carmo

Maria aos pés da cruz

Dizei lábios meus / palavras benditas, / em louvor da Virgem, / Mãe dos carmelitas. / Virgem pura e santa / Mãe e protectora / sois dos carmelitas / gentil condutora. / Fazei pois, Senhora, / que vos imitemos. / Jesus, vosso Filho, / sempre escutemos.

Leitura bíblica (Jo 19,17-30)

Jesus, levando a cruz às costas, saiu para o chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz Gólgota, onde o crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, ficando Jesus no meio.

Junto à cruz de Jesus estava, de pé, sua mãe. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!».

Reflexão

Todo o evangelho se encaminha para a “hora” de Jesus, em que coincidem a sua morte e a sua glorificação, realizando o projecto salvador do Pai. Quando chega a “hora” de Jesus, a sua mãe está junto dele, como esteve no início da sua vida pública, quando realizou o seu primeiro sinal. Nessa altura Jesus disse-lhe que a sua “hora” ainda não tinha chegado.

Em ambos os casos, jesus dirige-se a Maria com o título de “mulher”, que referencia Maria como a nova Eva: “Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar”. A hora de Jesus será o cumprimento desta profecia. Desde a cruz, Jesus associa sua mãe à sua “hora”, que é também a “hora” de Maria, figura e realização da Igreja, que permanece de pé junto à cruz e que recebe do Senhor o encargo de acolher os discípulos como filhos.

Peçamos a Maria que nos ajude a permanecer sempre unidos a Jesus, também na hora do sofrimento e da morte. Que ela nos ajude a levar a nossa cruz de cada dia.

Invocações

Santa Maria, mãe de Deus e nossa mãe, rogai por nós. Mulher forte ao pé da cruz, rogai por nós. Mulher corajosa no Calvário, rogai por nós. Amparo dos fracos, rogai por nós. Refúgio dos pecadores, rogai por nós. Consoladora dos aflitos, rogai por nós. Auxílio dos cristãos, rogai por nós. Rainha dos mártires, rogai por nós. Esperança nossa, rogai por nós. Mãe e formosura do Carmelo, rogai por nós.

Oração

Pai santo, nós vos suplicamos que nos assista com a sua intercessão a Santíssima Virgem Maria, mãe e rainha do Carmelo, para que, guiados pelo seu exemplo e protecção, cheguemos ao cimo do monte da perfeição, que é Cristo, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *