4º – Novena de Nossa Senhora do Carmo

A visita de Maria à sua prima Isabel

Gloriosa Virgem Santa / Do Carmelo sois a flor. / Sois a filha predilecta / De Deus, nosso Criador.

Leitura bíblica (Lc 1,39-45)

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»

Reflexão

Quando Maria soube que a sua prima Isabel já avançada em idade esperava um filho, pôs-se a caminho em direcção à sua casa para a ajudar. O evangelho diz-nos que o fez “apressadamente” porque a impelia a caridade. Maria também ia ser mãe mas não pensou no seu próprio bem-estar, mas nas necessidades da sua prima. Maria, que é para nós modelo de fé, também é exemplo de caridade e de serviço. Ela está sempre disponível para ajudar quem precisa e põe-se a caminho para vir ao nosso encontro sempre que chamamos por ela.

Peçamos a Maria que nos ajude a pensar menos em nós próprios e mais nos outros, a deixar de lado a nossa comodidade para servir com amor os nossos irmãos.

Invocações

Santa Maria, mãe de Deus e nossa mãe, rogai por nós. / Mulher serviçal e caritativa, rogai por nós. / Virgem de Nazaré, rogai por nós. / Portadora do Espírito Santo, rogai por nós. / Serva da Palavra, rogai por nós. / Esposa de José, rogai por nós, Mãe de Jesus, rogai por nós. Bendita entre todas as mulheres, rogai por nós. / Mãe e formosura do Carmelo, rogai por nós.

Oração

Maria, perita no serviço, ajuda-nos a compreender que somente sendo servos uns dos outros é que podemos ser verdadeiros discípulos do teu Filho. Maria, perita no serviço, torna-nos capazes de estar sempre disponíveis para com aqueles que diariamente encontramos no nosso caminho. Maria, Virgem Mãe, ajuda-nos a adiantar-nos com gestos de mútua caridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *