3º – Novena de Nossa Senhora do Carmo

A Virgem na anunciação do Senhor

Pai, olhai com benevolência para aqueles que se revestem com o Escapulário do Carmo. Fazei com que, deixando-se amar pela Virgem Maria, Mãe do vosso Filho e Mãe do Carmelo, sejam conformes à imagem de Jesus Cristo. E depois de terem percorrido, livres de todos os perigos, o caminho da vida, possam entrar na glória da vossa Casa. Por Cristo, Senhor nosso. Amen.

Leitura bíblica (Lc 1,29ss).

O anjo Gabriel disse a Maria: “Não temas porque encontraste graça diante e Deus. Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e será chamado Filho do Altíssimo”. Maria respondeu: “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Reflexão

O anjo Gabriel anunciou a Maria que Deus a escolhera para ser a mãe do seu Filho. Ela pergunta como pode ser mãe se ainda não vivia com o seu prometido. O anjo diz-lhe que tal acontecerá pela acção do Espírito de Deus e que para Deus nada é impossível. Maria aceita e coloca-se totalmente ao serviço do plano de Deus. Maria mostra-se disposta a colaborar em tudo com Deus, mesmo que ainda não compreenda tudo. Ela está disposta a cumprir tudo o que Deus quer porque sabe que isso é o melhor que lhe pode acontecer. Deus oferece o seu Espírito a Maria e Maria oferece a Deus a sua vida.

Peçamos a Maria que nos ajude a acolher a vontade de Deus nas nossas vidas e que nos ensine a confiar sempre nele.

Invocações

Flor do Carmelo, perfuma-nos na alma e no corpo, para que sejamos bom odor de Cristo no meio dos nossos irmãos. Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Estrela do mar, conduz a nossa barca no mar da vida até que cheguemos às praias luminosas da Pátria celeste. Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Rainha do céu, que um dia gozemos da tua companhia na eternidade e proclamemos contigo a grandeza do Senhor, porque ele fez em ti maravilhas. Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Oração

Mãe do Senhor e Mãe do Carmelo, dai-nos pela graça do Espírito Santo, um coração agradecido, um coração que ama, um coração pobre e humilde, cheio da presença de Jesus, para, como vós, irmos “apressadamente” ao encontro dos irmãos, a todos quantos esperam as obras do nosso amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *