2º – Novena de Nossa Senhora do Carmo

Maria, a eleita de Deus

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Leitura bíblica (Lc 1, 26-28)

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»

Reflexão

Ao longo dos séculos, Deus chamou numerosos homens e mulheres para colaborarem com o seu projecto de salvação. A cada um preparou-o com os dons necessários para realizar a sua missão, mas respeitando sempre a sua liberdade, pelo que cada um teve de dizer se queria acolher ou rejeitar a proposta de Deus. Maria foi preparada de uma maneira especial para uma missão totalmente singular: ser a mãe do Messias. Ela é a mulher escolhida por Deus para que o seu Filho encarnasse no seu seio. Por isso, Maria é a cheia de graça desde o primeiro momento da sua concepção imaculada. Assim lhe chamou o anjo Gabriel: “Cheia de graça” e a sua prima Isabel proclamou-a “bendita entre todas as mulheres (Lc 1, 42). Ela voluntariamente aceita colaborar com o plano de Deus quando exclama: “Eis a serva do Senhor, que se realize em mim a sua palavra”.

Peçamos a Maria que nos ajude a descobrir a nossa missão pessoal no plano de Deus e que nos conceda a fortaleza necessária para pô-la em prática.

Oração

Maria, nossa Mãe, beleza e esplendor do Carmelo, entrai na nossa vida com o Senhor a quem tu tanto amaste e ensinai-nos sempre a dizer “SIM”, para que a nossa vida se torne totalmente bela como a tua.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *