1º – Novena de Nossa Senhora do Carmo

A vida simples da Virgem Maria

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Leitura bíblica (Lc 2,33.51)

Maria e José estavam admirados com o que se dizia do Menino. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.

Reflexão

Uma “novena” são nove dias de oração e de reflexão em honra de um santo ou como preparação para uma festa. Hoje damos início à novena em honra de Nossa Senhora do Carmo, cuja festa se celebra no dia 16 de Julho. Nestes nove dias reflectiremos sobre a vida da Virgem Maria, para aprender dela a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Santa Teresinha do Menino Jesus disse nos seus escritos que não gostava das vidas “imaginadas” de Maria. Não tinha necessidade de ouvir falar dos seus “privilégios” para a amar. Diz que gostava mais de a contemplar como mãe do que como rainha e o que mais admirava nela é que a Virgem viveu com humildade e simplicidade as virtudes quotidianas: trabalho, serviço, escuta… e sobretudo a fé. Não lhe atraíam os exageros que os pregadores contavam quando falavam dos privilégios de Maria. Por isso afirmou: “Para que um sermão sobre a Virgem me agrade e me traga proveito, tem que me mostrar a sua vida real, não a sua vida imaginária. Estou segura de que a sua vida real foi extremamente simples. Apresentam-na inacessível, mas deveria ser apresentada como imitável, realçando as suas virtudes, dizer que ela vivia da fé tal como nós e prová-lo pelo evangelho. Sabemos muito bem que a Santíssima Virgem é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha”.

Para Teresa bastava-lhe o que diz o evangelho: que Maria foi uma mulher simples, modelo de fé e de serviço, perfeita discípula de Cristo e exemplo de vida para os crentes. Nós também queremos aprofundar ao longo destes dias os ensinamentos do evangelho.

Peçamos a Maria que nos ajude a aprofundar os ensinamentos de Jesus e a pô-los em prática, fazendo sempre o que o seu filho nos diga (cf. Jo 2, 5)

Oração

Fica connosco, Mãe terna e carinhosa, Senhora do Carmo, e vela por nós, sê nossa companheira nos caminhos da nossa vida e ajuda-nos a descobrir em cada acontecimento a presença do teu Filho Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *