O escapulário de Nossa Senhora do Carmo

A Ordem do Carmo está dedicada a Maria. A Virgem é para a Família Carmelita o modelo da sua vida de oração contemplativa. Desde o século XIII os Carmelitas espalham a devoção à Virgem do Carmo, reforçada com a promessa do Escapulário, segundo a qual, aquele que leve o Escapulário da Virgem se salvará.

O Escapulário é uma peça de pano castanho que representa o hábito da Virgem Nossa Senhora. Trata-se de uma recordação viva, presença de Maria na vida dos seus filhos, que também se comprometem a deixar-se vestir com as virtudes de Maria. Assim o recorda Santa Teresa de Jesus: “Pareçamo-nos, filhas minhas, nalguma coisa com a grande humildade da Virgem Sacratíssima, cujo hábito trazemos” (Caminho de Perfeição 13,3)

Levar o Escapulário é converter-se em discípulo de Jesus, com os sentimentos de Maria, tomá-la por Mãe, Irmã, Mestra, Companheira de caminho em todo o momento e manter com Ela uma relação de inteira confiança. Esta confiança opera sempre o milagre da salvação que Jesus traz. “Mas bem sabe Sua Majestade que só posso presumir da Sua misericórdia e (…) acolher-me a ela e confiar nos méritos de Seu Filho e da Virgem, Sua Mãe, cujo hábito indignamente trago, e vós trazeis também“ (Santa Teresa de Jesus, 3 Moradas 1, 3).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *