São João Baptista – 24 de Junho

Solenidade do nascimento de São João Baptista

João Baptista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28). Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma «Voz» de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.

Prefácio da missa da solenidade do nascimento de São João Baptista

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação  dar-Vos graças, sempre e em toda a parte,  por Cristo nosso Senhor.  Ao celebrarmos hoje a glória do Precursor, São João Baptista, proclamado o maior entre os filhos dos homens, anunciamos as vossas maravilhas:  antes de nascer, ele exultou de alegria, sentindo a presença do Salvador;  quando veio ao mundo, muitos se alegraram pelo seu nascimento; foi ele, entre todos os Profetas,  que mostrou o Cordeiro que tira o pecado do mundo; nas águas do Jordão, ele baptizou o autor do Baptismo e desde então a água viva tem poder de santificar os crentes; por fim deu o mais belo testemunho de Cristo, derramando por Ele o seu sangue. 

Por isso, com os Anjos e os Santos no Céu, proclamamos na terra a vossa glória, cantando numa só voz: Santo, Santo, Santo…

Preces

Invoquemos a Cristo, que enviou João Baptista, o Precursor, à sua frente, a preparar os seus caminhos, e digamos confiadamente: Cristo, Sol nascente, iluminai os nossos caminhos.

Vós fizestes João Baptista exultar de alegria no seio de Isabel, sua mãe: fazei que nos alegremos sempre com a vossa vinda a este mundo. Cristo, Sol nascente, iluminai os nossos caminhos.

Pela boca e pela vida de João Baptista, Vós nos indicastes o caminho da penitência: convertei os nossos corações aos mandamentos do vosso reino. Cristo, Sol nascente, iluminai os nossos caminhos.

Vós quisestes ser anunciado pela boca dos homens: enviai a todo o mundo mensageiros do vosso Evangelho. Cristo, Sol nascente, iluminai os nossos caminhos.

Vós quisestes ser baptizado por João Baptista no rio Jordão, para que se cumprisse toda a justiça: fazei que trabalhemos sempre pela justiça do vosso reino. Cristo, Sol nascente, iluminai os nossos caminhos.

Pai nosso

Oração 

Senhor, que enviastes São João Baptista a preparar o vosso povo para a vinda do Messias, concedei à vossa família o dom da alegria espiritual e guiai o coração dos fiéis no caminho da salvação e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *