Seguimento de Cristo

A expressão “seguimento de Cristo” é uma descrição de toda a existência cristã em geral. Em que consiste? O que significa concretamente “seguir Cristo?”.

No início, com os primeiros discípulos, o sentido era muito simples e imediato:  significava que estas pessoas tinham decidido abandonar a sua profissão, os seus negócios, toda a sua vida para andar com Jesus. Significava empreender uma nova profissão: a de discípulos. O conteúdo fundamental desta profissão era andar com o mestre, confiar-se totalmente à sua guia…

Mas evidencia-se com isto o que significa para nós o seguimento e qual é a sua verdadeira essência para nós:  trata-se de uma mudança interior da existência. Exige que eu deixe de me fechar no meu eu, considerando a minha auto-realização a razão principal da minha vida. Exige que eu me dedique livremente a Outro pela verdade, pelo amor, por Deus que, em Jesus Cristo, me precede e me indica o caminho. Trata-se da decisão fundamental de não considerar a utilidade e o lucro, a carreira e o sucesso como finalidade última da minha vida, mas de reconhecer ao contrário como critérios autênticos a verdade e o amor. Trata-se de escolher entre viver só para mim mesmo ou doar-me pela coisa maior. E consideremos bem que verdade e amor não são valores abstractos; em Jesus Cristo eles tornaram-se pessoa. Ao segui-l’O entro ao serviço da verdade e do amor. Perdendo-me reencontro-me.

Bento XVI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *