Solenidade de todos os santos – 1 de Novembro

Solenidade de todos os santos

«Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós. A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus. Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (Constituição Litúrgica, n.º 104 e 111).

Hino

Senhor Jesus, Pastor universal, / Conservai-nos fiéis, a vosso lado. / E não nos falte o amparo maternal / Da Virgem sem pecado.

Vós, bem-aventurados, defendei-nos. / Vós, ó Santos de Deus, acompanhai-nos. / Nos temporais da vida, protegei-nos; / Na morte, confortai-nos.

Apóstolos, Profetas, Confessores, / Virgens e Mártires que estais nos Céus: / Erguei a vossa voz de intercessores / Por nós, junto de Deus.

Cresça em tudo o louvor das criaturas / À suprema, infinita Majestade: / Glória a Deus uno e trino nas alturas, / Por toda a eternidade.

Preces

Invoquemos a Deus, que é a recompensa e a glória de todos os Santos, e digamos com alegria: Pela intercessão dos vossos Santos, salvai-nos, Senhor.

– Deus, fonte de santidade, que fizestes brilhar nos vossos Santos as maravilhas infinitas da vossa graça,ensinai-nos a celebrar neles a vossa bondade infinita. Pela intercessão dos vossos Santos, salvai-nos, Senhor.

– Deus providentíssimo e eterno, que manifestastes nos vossos Santos as imagens mais perfeitas de vosso Filho,fazei que, por eles, nos sintamos mais eficazmente atraídos à união com Cristo. Pela intercessão dos vossos Santos, salvai-nos, Senhor.

– Rei dos Céus, que por meio dos fiéis seguidores de Cristo nos estimulais a buscar a cidade futura, fazei que aprendamos, com os Santos, a seguir o melhor caminho para chegar à pátria eterna. Pela intercessão dos vossos Santos, salvai-nos, Senhor.

– Deus da eternidade, que, pelo sacrifício do Corpo de vosso Filho, nos unis mais intimamente aos habitantes do Céu, fazei que os celebremos devotamente em espírito e verdade. Pela intercessão dos vossos Santos, salvai-nos, Senhor.

Pai nosso…

Oração conclusiva

Deus eterno e omnipotente, que nos concedeis a graça de honrar numa única solenidade os méritos de Todos os Santos, dignai-Vos derramar sobre nós, em atenção a tão numerosos intercessores, a desejada abundância da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *