Santo Alberto de Jerusalém – 17 de Setembro

 

Hoje, 17 de Setembro, a Família Carmelita celebra a Festa de Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém e Legislador da Ordem.

Nos finais do século XII alguns cruzados latinos estabeleceram-se nas ladeiras do Monte Carmelo, junto à denominada “Fonte de Elias”, e decidiram viver aí como eremitas, consagrados à oração, à penitência e ao serviço dos peregrinos. Desejando serem reconhecidos juridicamente no seio da Igreja Católica pediram uma “Norma de vida” (Formula vitae) ao Patriarca de Jerusalém, Santo Alberto de Avogrado, que residia em São João de Acre, visto que Jerusalém estava nas mãos dos muçulmanos, acedeu ao pedido.

A Regra Carmelita é a mais pequena de todas as Regras religiosas da Igreja. Consiste quase exclusivamente numa sábia concatenação de citações da Sagrada Escritura. A Regra procura apresentar a finalidade da vida carmelita, que é também a de todo o cristão: “Viver em obséquio de Jesus Cristo e servi-lo com coração puro e recta consciência” (nº 2). A Regra descreve a maneira como os membros da Família Carmelita devem seguir por este caminho.

Oração

Senhor, que por intermédio de Santo Alberto nos destes uma forma de vida evangélica, concedei-nos, por sua intercessão, viver sempre na contemplação de Jesus Cristo e servi-lo com fidelidade até à morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *