6º Dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo 2018

Maria é modelo para os carmelitas da vida interior

Oração inicial

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Jaculatória

Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar. Ave Maria

Meditação

Hoje, Maria, convida-nos a entrar numa outra sua casa: a sua casa interior, o seu santuário mais íntimo, o seu Coração. Maria é a mulher da vida interior, é a virgem silenciosa e fiel, que guarda todas as coisas no coração.

Maria convida-nos a todos nós, seus filhos, a partir do seu exemplo, a entrarmos sempre no nosso coração, neste santuário mais íntimo de cada um de nós, e a fazermos como ela: reunir no nosso coração aquilo que nos vai sucedendo na vida de todos os dias, a colocar cada palavra, cada gesto, cada acontecimento, confrontando-o, conservando-o e reconhecendo que tudo vem da vontade de Deus.

Maria ensina-nos também, nesta visita que hoje nos convida a fazermos à casa do seu Coração, que o Carmelo é também “Casa de Comunhão”, lar de amor que espera reunir nele todos os seus filhos, porque o fruto mais saboroso da oração é sempre o da comunhão: comunhão com Deus e comunhão com os irmãos.

“Quando leio no Evangelho que Maria percorreu diligentemente as montanhas da Judeia para ir cumprir o seu ofício de caridade, junto a sua prima Isabel, vejo-a passar tão bela, tão calma, tão majestosa, tão recolhida interiormente, com o Verbo de Deus.

Parece-me que a atitude da Virgem, durante os meses que decorreram entre a Anunciação e o Natal, é o modelo das almas interiores, dos seres que Deus escolheu para viverem de dentro, no fundo do abismo sem fundo. Com que paz, com que recolhimento, Maria se entregava e se prestava a todas as coisas.

(…) Estás a pensar o que deveria passar-se na alma da Virgem, quando, depois da Encarnação, já possui em si o Verbo Encarnado, o Dom de Deus… Com que silêncio, em que recolhimento e adoração se devia sepultar no fundo da sua alma, para estreitar a si esse Deus de que era Mãe”, (Santa Isabel da Trindade, OCD).

Conclusão da meditação

Dizei lábios meus, palavras benditas, em louvor da Virgem, Mãe dos carmelitas. Senhora do Carmo, vinde em meu favor, o inimigo afastai com o vosso valor.

Oração conclusiva

Senhor, nosso Deus, que honrastes a Ordem do Carmelo com o título glorioso da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, concedei que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *