5º Dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo 2018

Maria chama-nos e ensina-nos a ser contemplativos

Oração inicial

Ó Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que fostes contemplada pelo Profeta Elias na nuvenzinha que subia do mar e que se transformou em chuva copiosa, derramai sobre toda a humanidade as graças de vosso Coração Imaculado e convertei aos pobres pecadores.

Jaculatória

Gloriosa Virgem Santa / Sois a estrela que nos guia / Com o poder ilimitado / Que tendes no Céu, Maria. Avé Maria…

Meditação

Se olhamos as coisas, os acontecimentos, as pessoas, apenas com a nossa inteligência, só encontraremos dificuldades e obstáculos. Maria ensina-nos, a partir da sua experiência, que quando olhamos a realidade com os olhos da fé, já não há nenhum obstáculo. Não significa que não haja sofrimentos a passar, mas nada será para nós um obstáculo intransponível. Assim foi na sua vida, na sua família: muitos sofrimentos e provações tiveram que passar, mas com a fé e a confiança que tinham em Deus, os obstáculos que pareciam intransponíveis, todos foram sendo superados. É assim que Maria, nossa Mãe, nos ensina a fazer do nosso lar, das nossas famílias e das nossas comunidades, com a sua materna influência, um espelho do seu lar de Nazaré. 

Mãe carinhosa e cheia de ternura, contagia-nos da tua contemplação de Deus para que consigamos ver toda a nossa vida e tudo o que ela contém com um olhar semelhante ao teu.

“A contemplação não é somente o coração do carisma carmelita, como é também o melhor dom, o tesouro escondido, a pérola preciosa (cf. Mt 13, 44-46) que podemos oferecer ao mundo e à Igreja. É-se contemplativo onde o amor se torna activo. A contemplação é um processo de transformação gradual do falso eu (homem velho) para o eu verdadeiro (homem novo), escondido em Cristo (cf. Col 3, 3), realizado em nós pelo Espírito Santo, até alcançar a união com Deus no amor. É o amor que transforma as nossas obras, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos: o amor que procede de Deus e o amor com que servimos a humanidade. É o amor que purifica os nossos pensamentos, cura as nossas feridas, une-nos aos irmãos e às irmãs, alivia-nos no sofrimento, denuncia a injustiça, abre caminhos de reconciliação… Em suma, é o amor que muda e transforma o nosso mundo. Os místicos carmelitas recordam-nos que é o amor que dá valor a todas as obras. “Deus não olha senão ao amor com que fazeis o que fazeis” (Santa Teresa de Jesus). A vocação do contemplativo é o amor: “amar e deixar-te amar” (Santa Teresinha do Menino Jesus) (Excerto da Mensagem Final da Congregação Geral da Ordem do Carmo 2011).

Conclusão da meditação

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Oração conclusiva

Deus nosso Pai, olhai com benevolência para aqueles que se revestem com o Escapulário do Carmo. Fazei que deixando-se amar pela Virgem Maria, Mãe do vosso Filho e Mãe do Carmelo, sejam conformes à imagem de Jesus Cristo. E depois de terem percorrido, livres de todos os perigos, o caminho da vida, possam entrar na glória da vossa Casa. Por Cristo, Senhor nosso. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *