3º Dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo 2018

Em Maria o carmelita contempla o que deseja ser

Oração inicial

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Jaculatória

Gloriosa Virgem Santa / Do Carmelo sois a flor. / Sois a filha predilecta / De Deus, nosso Criador.. Ave Maria

Meditação

Maria depois da Anunciação fica cheia de Deus e sente que o não pode guardar para Si, tem que contar tudo o que Deus realizou n’Ela. O seu coração transborda de alegria, porque está todo centrado em Deus e, porque todo centrado n’Ele, pode voltar-se inteiramente para fora de si própria, em direcção aos outros. É de Deus e a partir de uma vida centrada em Deus que ficamos capacitados para amar e servir. Enquanto não fizermos experiência de Deus continuaremos, como dizia Santa Teresa, a buscarmo-nos a nós próprios em Deus, andamos a satisfazer o nosso ego, a colocarmo-nos sempre a nós mesmo no centro. 

O grande sinal da presença de Deus na vida da pessoa que O experimenta é o sair para fora de si mesma, é o romper as amarras do egoísmo e caminhar em direcção aos outros, pôr-se na sua pele, sentir com eles, compadecer-se, sofrer com os outros, alegrar-se com os outros… este movimento de saída é que diz da maturidade humana e espiritual. Não se pode reservar para si os dons recebidos; têm que ser dados e comunicados, realizando as obras do amor.

Peçamos neste terceiro dia desta Novena a Maria: “Mãe do Senhor e Mãe do Carmelo, Senhora do Magnificat: dá-nos pela graça do Espírito Santo, um coração agradecido, um coração que ama, um coração pobre e humilde, cheio da Presença de Jesus, para, como Tu, irmos “apressadamente” ao encontro dos Irmãos, a todos quantos esperam as obras do nosso amor!

Conclusão da meditação

“Saúda Maria, pensa em Maria, repete o nome de Maria, honra Maria, glorifica sempre Maria, dirige o teu olhar a Maria, recolhe-te na tua habitação com Maria, cala com Maria, alegra-te com Maria, entristece-te com Maria, trabalha com Maria, vigia com Maria, ora com Maria, caminha com Maria, descansa com Maria, procura Jesus com Maria, leva Jesus nos teus braços com Maria, vive em Nazaré com Jesus e Maria, vê Jerusalém com Maria, permanece ao pé da cruz de Jesus com Maria, deseja viver e morrer com Jesus e Maria. Faz isto e viverás eternamente” (Tomás de Kempis).

Oração conclusiva

Nós vos pedimos, Senhor, que nos assistam com a sua protecção a Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo e todos os Santos da família do Carmo, para que, seguindo fielmente os seus exemplos sirvamos a vossa Igreja com a oração e com obras dignas de Vós. Por Cristo Nosso Senhor. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *