Quaresma com Santa Teresa de Jesus – 2

ORAR EM CADA DIA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA 2021

O tempo da Quaresma é um longo retiro de quarenta dias e um combate contra o espírito do mal em vista de renovar e tornar mais sólida a nossa relação com Deus e o nosso próximo, através da oração diária, dos gestos de penitência e das obras de caridade fraterna que nos refazem saudavelmente e na verdade na relação verdadeira com Deus, connosco próprios e com os outros.

No primeiro Domingo da Quaresma vamos com Cristo ao deserto onde foi tentado por Satanás. No combate a que a Quaresma nos chama, a Palavra de Deus apela para que andemos com Jesus, olhemos para ele, andemos nos seus caminhos e imitemo-lo no seu modo de agir. Deste modo, alcançaremos nele a meta da caminhada quaresmal: a Páscoa.

Segunda-feira da 1ª semana da Quaresma: Cadeira de São Padro

Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16,18).

E todas, ocupadas em oração pelos defensores da Igreja e pregadores e letrados que a defendem, ajudássemos no que pudéssemos a este Senhor meu. (C P 1,2).

Rezo hoje pelo Papa Francisco, os seus colaboradores, pelos Bispos e os teólogos, por toda a Igreja.

Terça-feira da 1ª semana da Quaresma: Abba

Orai, pois, assim: Pai nosso que estais nos céus… (Mt 6,9).

Pensais que importa pouco a uma alma distraída entender esta verdade e ver que, para falar a seu Eterno Pai não precisa de ir ao céu?… mas falar-Lhe com grande humildade, como a um pai, pedir-Lhe como a pai; contar-Lhe os seus trabalhos, pedir-Lhe remédio para eles. (C P 28,2).

Pai, tu és bendito, no teu amor quiseste fazer de nós teus filhos. Vê o sofrimento de tantas pessoas atingidas pela pandemia. Pai, vem em nosso auxílio.

Quarta-feira da 1ª semana da Quaresma: Uma vida determinada

Quando Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou. (Jonas 3,10).

Representa-se-lhe a sua vida passada e a grande misericórdia de Deus, com grande verdade … Vê que merece o inferno e que a castigam dando-lhe glória. Desfaz-se em louvores de Deus. (…) Bendito sejais Senhor meu, que duma lama tão suja como eu, fazeis água tão clara que sirva para a Vossa mesa! (V 19, 2).

Desperta, Senhor, o meu desejo de andar nos teus caminhos, dá-me a graça de me desviar daquilo que me estorva, para avançar generosamente.