Quaresma com Santa Teresa de Jesus – 1

ORAR EM CADA DIA DA QUARESMA 2021

Propomos um itinerário de oração para a Quaresma 2021, constituído por uma citação de uma leitura bíblica do dia correspondente, um pequeno texto de Santa Teresa de Jesus ou de Ávila, maioritariamente da sua obra “Moradas” ou “Castelo interior”, e uma proposta de compromisso de ordem prática, para alimentar a caminhada diária do tempo quaresmal. Boa Quaresma!

Quarta-feira de Cinzas: Das cinzas à ressurreição

Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles (Mt 6,1).

Deus é a suma Verdade, e a humildade é andar na verdade. E é muito grande verdade não termos coisa boa de nós mesmos, senão a miséria e sermos nada; e, quem isto não entende, anda em mentira. Quem melhor o entende, mais agrada à suma Verdade, porque anda nela. (6 M 10,7).

A caminho da Páscoa, guiados por Teresa d’Ávila, sigamos a Cristo, Caminho, Verdade e Vida!

 Quinta-feira de Cinzas: Escolhe a vida!

Escolhe a vida, para viveres, tu e a tua posteridade, amando o Senhor, teu Deus, escutando a sua voz e aderindo a Ele. (Dt 30,19).

Sua Majestade não nos pode fazer maior favor que em dar-nos vida que seja imitando a que viveu Seu Filho tão amado. (7 M 4,4).

Decido alegremente ter, em cada dia da Quaresma, um momento de encontro mais pessoal com Cristo.

Sexta-feira de Cinzas: Entrar no deserto

O jejum que me agrada é este: quebrar as cadeias injustas… repartir o teu pão com o faminto, dar pousada aos pobres sem abrigo, levar roupa aos que não têm que vestir e não voltar as costas ao teu semelhante. (Is 58,6-7).

O Senhor quer obras; e, se vês uma enferma a quem podes dar algum alívio, não se te dê nada de perder essa devoção e te compadeças dela; e se tem alguma dor, te doa a ti também; e se for preciso, jejua, para que ela coma… Esta é a verdadeira união com Sua vontade. (5 M 3,11).

Senhor, abre os meus olhos, abre as minhas mãos, abre o meu coração aos teus pedidos ao longo deste dia e dá-me a força de lhes responder.

Sábado de Cinzas: Andar em sua Presença

Se deres pão ao faminto, e saciares a alma do pobre, a tua luz brilhará na escuridão, e as tuas trevas tornar-se-ão como o meio-dia. (Is 58,10).

Bendito seja para todo o sempre Aquele que nisto me esclareceu. É Ele sempre que me inspira quando em alguma coisa acerto. (F 29,24).

Senhor, que a tua Palavra ilumine o meu caminho e o de todos os que trabalham por mais justiça e paz no mundo.