Oração para o 29º Dia Mundial do Doente

Pai santo, nós somos teus filhos. Conhecemos o teu amor por cada um de nós e por toda a humanidade. Ajuda-nos a permanecer na tua luz, para crescermos no amor recíproco, e a fazermo-nos próximos de quem sofre no corpo e no espírito.

Jesus Filho amado, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, és o nosso único Mestre. Ensina-nos a caminhar na esperança. Faz-nos aprender contigo, sobretudo na doença, a acolher a fragilidade da vida. Dá-nos a tua paz para os nossos medos, o teu conforto para os nossos sofrimentos.

Espírito consolador, os teus frutos são a paz, a humildade e a benevolência. Alivia a humanidade aflita por esta pandemia. Trata com o teu amor as relações feridas, dá-nos o perdão recíproco, converte os nossos corações para que saibamos cuidar uns dos outros. Maria, testemunha da esperança ao pé da cruz, ora por nós.

Cuidar dos doentes é parte integrante da missão da Igreja

“Para a Igreja, cuidar dos doentes de todos os tipos não é uma «actividade opcional», não! Não é algo acessório, não! Cuidar dos doentes de todos os tipos é parte integrante da missão da Igreja, tal como o era da missão de Jesus. E esta missão consiste em levar a ternura de Deus à humanidade que sofre” (Papa Francisco, Angelus, 7 de Fevereiro, 2021).