4º Domingo do Advento – Ano B

“Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”

Maria de Nazaré é uma figura importante da liturgia do Advento. Na Anunciação, ao contrário de Zacarias, ela acredita e é proclamada “bendita entre as mulheres”. Maria, embora não entenda tudo, aceita não somente ser  instrumento da vontade de Deus, mas também ser protagonista da realização do plano divino que lhe é proposto.

“«Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). Faça-se (fiat). Mas na língua em que o Evangelho está escrito não é simplesmente um “faça-se”. A expressão verbal indica um forte desejo, indica a vontade de que algo se cumpra. Por outras palavras, Maria não diz: “Se tiver que ser, assim seja…, se não há outra solução…”. Não se trata de resignação. Ela não exprime uma aceitação fraca e submissa, mas um desejo forte, um desejo vivo. Não é passiva, mas activa. Ela não se submete a Deus, ela adere a Deus. Ela é uma apaixonada disposta a servir o seu Senhor em tudo e imediatamente. Ela poderia ter pedido algum tempo para pensar sobre isso, ou para mais explicações sobre o que iria acontecer; ter estabelecido algumas condições… Em vez disso, ela não pediu tempo, não fez Deus esperar, não adiou.

Quantas vezes a nossa vida é feita de adiamentos, até a nossa vida espiritual! Por exemplo: sei que é bom para mim rezar, mas hoje não tenho tempo… “amanhã, amanhã, amanhã, amanhã…” adiamos as coisas: faço-o amanhã… Hoje, em vésperas do Natal, Maria convida-nos a não adiar, a dizer “sim”: “Devo rezar?” “Sim, e eu rezo”. Cada “sim” custa. Cada “sim” custa, mas sempre menos do que quanto custou a ela aquele “sim” corajoso, aquele “sim” imediato, aquele «Faça-se em mim segundo a tua palavra» que nos trouxe a salvação” (Papa Francisco, Angelus, 20 de Dezembro, 2020).

Oração

Virgem Maria, casa de Deus e abraço materno para a humanidade cansada, faz-nos voltar a Nazaré para que ressoe em nós aquele não temais com que o anjo te saudou e nos liberte de todos os medos e justificações que usamos para evitar um sim total ao projecto de Deus. Mãe e discípula, ensina-nos a dialogar com Deus e a abrir-lhe o coração, em todas as horas do nosso existir. Que o teu exemplo faça da nossa Comunidade uma escola de comunhão, um cenáculo de oração, um novo Pentecostes para a Humanidade. Senhora do Sim e estrela da Evangelização, desperta-nos do sono da acomodação, faz que os nossos corações vibrem e exultem com a mesma alegria com que Tu acolheste o anúncio do nascimento do Salvador. Amen.