Amor ao próximo

A meu ver, o sinal mais certo para verificar se guardamos essas duas coisas [amor de Deus e amor do próximo] é a observância fiel do amor ao próximo. […] E convencei-vos: quanto mais praticardes este último, tanto mais estareis praticando o amor de Deus (Santa Teresa de Jesus).

Oração

Jesus, é impossível praticar com perfeição o amor do próximo, sem aquele “amor que é derramado nos nossos corações, pelo Espírito Santo que nos é dado”. Só o Teu amor em mim pode amar perfeitamente o meu próximo.

Mas tu colocas sempre um olhar de predileção sobre mim (e sobre todos) para me atraíres a Ti, para me fazeres entrar na Tua Morada santa, onde só Tu moras, me transformares em Ti e me colocares ao serviço da Igreja, isto é, de cada um os meus irmãos, começando pelos mais pequeninos e frágeis…

Ajuda-me a tomar consciência de que só Tu és o remédio de todos os meus males, de todas as minhas indiferenças e pecados em relação aos meus irmãos. Só em Ti, encontro remédio e descanso para estes males. Que me abrace à Tua vontade em cada dia, sempre mais. Assim seja.