21º Domingo do Tempo Comum – Ano A

E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16, 15)

– Hoje, ouvimos dirigida a cada um de nós a pergunta de Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. A cada um de nós. E cada um de nós deve dar uma resposta não teórica, mas que envolva a fé, ou seja, a vida, porque a fé é vida! “Para mim tu és…”, e afirmar a confissão de Jesus. Uma resposta que requer também de nós, como dos primeiros discípulos, a escuta interior da voz do Pai e a consonância com o que a Igreja reunida em torno de Pedro continua a proclamar. Trata-se de compreender quem é Cristo para nós: se Ele é o centro da nossa vida e a meta de todo o nosso compromisso na Igreja e na sociedade. Quem é Jesus para mim? Quem é Jesus para ti, para ti, para ti… Uma resposta que deveremos dar todos os dias (Papa Francisco, Angelus, 23 de Agosto, 2020).

– Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo (Bento XVI).

– Jesus, confio em ti! Por que confio? Por que creio em ti? Porque morreste por mim na cruz. Porque venceste a morte e o pecado. Porque preparaste para mim o lugar na casa do Pai. Porque me fizeste filho de Deus. Porque te ofereceste por mim. Porque me procuras enquanto erro. Porque não desanimas nas minhas quedas. Porque não queres que eu esteja perdido. Porque te alegras quando volto para ti. Porque me amas tal como sou. Porque nunca me condenas. Porque me perdoas. Porque nunca renuncias a mim. Porque enxugas as lágrimas. Porque trazes a paz. Porque em ti está a felicidade (São João Paulo II).

– Sua Majestade (Jesus) foi o Livro verdadeiro onde vi as Verdades. Bendito seja tal Livro, que deixa impresso o que se há-de ler e fazer, de maneira que não se pode esquecer (Santa Teresa de Jesus).

– Já te disse tudo na minha Palavra, que é o Meu Filho – e não tenho outra – que mais te posso Eu responder agora ou revelar? Põe os olhos só n’Ele, porque n’Ele tudo disse e revelei, e acharás ainda mais do que pedes e desejas (São João da Cruz).