Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Ao terminar a Sua missão na terra, Maria, a Imaculada Mãe de Deus, «foi elevada em corpo e alma à glória do céu» (Pio XII), sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação. Esta glorificação de Maria é uma consequência natural da Sua Maternidade divina: Deus «não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida».

Plenamente unida a Cristo, como Sua Mãe e Sua serva humilde, associada, estreitamente a Ele, na humilhação e no sofrimento, não podia deixar de vir a participar do mistério de Cristo ressuscitado e glorificado, numa conformação levada até às últimas consequências. Por isso, Maria é «elevada ao Céu em corpo e alma e exaltada por Deus como Rainha, para assim Se conformar mais plenamente com Seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte» (LG. 59).

Prefácio da Missa da Assunção de Nossa Senhora

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, e louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos na Assunção da Virgem Santa Maria. Hoje a Virgem Mãe de Deus foi elevada à glória do Céu. Ela é a aurora e a imagem da Igreja triunfante, ela é sinal de consolação e esperança para o vosso povo peregrino. Vós não quisestes que sofresse a corrupção do túmulo Aquela que gerou e deu à luz o Autor da vida, vosso Filho feito homem. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando com alegria: Santo, Santo, Santo

Preces

Elevemos as nossas súplicas ao Salvador, que Se dignou nascer da Virgem Maria, e digamos confiadamente: Por intercessão de Maria, cheia de graça, ouvi-nos, Senhor.

– Verbo eterno do Pai, que escolhestes Maria como arca incorruptível da vossa morada, livrai-nos de toda a corrupção do pecado. Por intercessão de Maria, cheia de graça, ouvi-nos, Senhor.

– Redentor dos homens, que fizestes da Virgem Maria tabernáculo puríssimo da vossa presença e sacrário do Espírito Santo, fazei também de nós templos do vosso Espírito. Por intercessão de Maria, cheia de graça, ouvi-nos, Senhor.

– Rei dos reis, que elevastes ao Céu convosco em corpo e alma a vossa Mãe, fazei que aspiremos sempre aos bens do alto. Por intercessão de Maria, cheia de graça, ouvi-nos, Senhor.

– Senhor do Céu e da terra, que colocastes Maria como Rainha à vossa direita, dai-nos a alegria de participar um dia na mesma glória. Por intercessão de Maria, cheia de graça, ouvi-nos, Senhor.

Oração

Deus eterno e omnipotente, que elevastes à glória do Céu em corpo e alma a Imaculada Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, concedei-nos a graça de aspirarmos sempre às coisas do alto, para merecermos participar da sua glória. Por Nosso Senhor…