Solenidade de Nossa Senhora do Carmo 2020

Hino

Ó vinde cristãos louvar a Maria / com um hino singelo e terna alegria. / Flor do Carmelo nossa alegria. / Salve, salve Maria! Salve, salve Maria!

Foi lá no Carmelo que a Virgem surgiu / do mar numa nuvem Elias a viu./ Flor do Carmelo nossa alegria. / Salve, salve Maria! Salve, salve Maria!

Em chuva de rosas Ela apareceu / e todo o Carmelo feliz exultou. /Flor do Carmelo nossa alegria. / Salve, salve Maria! Salve, salve Maria!

Vós todos que aflitos e tristes viveis / na Virgem do Carmo consolo achareis. / Flor do Carmelo nossa alegria. / Salve, salve Maria! Salve, salve Maria!

Rainha das virgens também ela é; / se queres ser puro, implora-a com fé. / Flor do Carmelo nossa alegria. / Salve, salve Maria! Salve, salve Maria!

E um dia nos céus com os Anjos e Santos, / no Carmo da glória será nosso canto. / Flor do Carmelo nossa alegria. / Salve, salve Maria! Salve, salve Maria!

Reflexão

O Carmelo antes de ser um conjunto de doutrinas a estudar ou de práticas morais, é uma proposta de vida, em que são importantes o encontro pessoal com o Deus vivo, a experiência da sua proximidade, do seu amor, da sua ternura e da sua graça. 

O carmelita não se consagra a fazer coisas, mas a servir Cristo, com coração sincero. O seu Deus não é um ser impessoal, que permanece desconhecido e inacessível. Deus aproximou-se de nós, manifestou-se em Cristo, que é o único caminho que conduz ao Pai e a única fonte do Espírito Santo.

No Carmelo Maria é a irmã maior, companheira de caminho, mãe, protectora e modelo de consagração. O próprio título da Ordem indica uma relação de especial intimidade com ela: “Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo”. Os carmelitas veneram a peregrina da fé, a discípula perfeita de Cristo e modelo de todos os discípulos.

Oração

Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.