8º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

SÍMBOLO DE UMA ALIANÇA

Maria, Mãe espiritual, sempre no meio da Igreja, vem connosco a caminhar.

Reflexão

Não deixa de causar admiração que o ser humano do século XXI, que está rodeado da mais alta tecnologia, que fala do mundo como uma aldeia global, que nas comunicações alcançou avanços inimagináveis há alguns anos atrás, continue a ter necessidade de sinais tão humildes como o do escapulário.

O escapulário é um dos sinais que nos faz pisar a terra, fala-nos das coisas do dia-a-dia, aponta para a profundidade do ser humano onde coabitam a grandeza e a pobreza.

Nos lugares onde há conflitos, no meio das dificuldades para estabelecer o diálogo entre grupos humanos, na própria divisão interna que todo o ser humano experimenta quando as dificuldades causam o rompimento da harmonia, o escapulário é uma parábola de comunhão, porque é sinal de uma Mulher que em cada dia beija as nossas feridas e aproxima-nos, no seu ser de mulher, à ternura de Deus Trindade.

Pistas de luz

O escapulário é sinal de comunhão entre Maria e cada um de nós. Recorda as palavras-chave de toda a aliança: “Eu sou para ti e tu, Maria, és para nós”.

O escapulário é uma forma, não única, de ler e expressar uma cena evangélica impressionante: Jesus na cruz e, a seus pés, Maria e João. Nessa cena, quase sem palavras, uma entrega, a que faz Jesus da sua Mãe a João, e nele a todos nós, e a que faz de João, e nele de todos nós, à Mãe.

O escapulário é um sinal de que a nossa casa, a nossa vida, as nossas comunidades cristãs, são para sempre o lar de Maria, onde em cada dia é amassado o pão da fraternidade e se preparam respostas de misericórdia para as feridas dos mais “pequenos” da terra.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Senhora do Carmo, dá-me um pouco da tua força para a minha fraqueza; um pouco da tua coragem para o meu desalento; um pouco da tua compreensão para o meu problema; um pouco da tua plenitude para o meu vazio… Senhora do Carmo, dá-me um pouco da tua rosa para o meu espinho; um pouco da tua certeza para a minha dúvida; um pouco do teu sol para o meu inverno; um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço; um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio… Senhora do Carmo, dá-me um pouco da tua neve para o barro do meu pecado; um pouco da tua luminosidade para a minha noite; um pouco da tua alegria para a minha tristeza…