7º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

SINAL DE PROTECÇÃO

Nossa Senhora do Carmo, reveste-nos de Jesus.

Reflexão

Se a imagem de Deus se deteriora, é necessário purificá-la, se a imagem do homem e da mulher se obscurece temos que limpar os nossos olhos para vê-la bem. Não temos que fazer o mesmo quanto ao escapulário?

O escapulário colocado ao serviço de uma ideologia, qualquer que ela seja, não nos comunica a beleza que tem em si, o que ele significa. Só num clima de gratuidade e de limpidez, ele deixa de ser uma arma de arremesso de uns contra outros, para se converter num espelho que nos mostra o dom de Maria e o compromisso que dele deriva.

Se não nos envergonharmos de ter necessidade de ajuda na nossa caminhada cristã, valorizemos o escapulário. Se não fizermos dele um amuleto da sorte ou uma forma barata de ganhar o céu, descobriremos que trazê-lo implica um forte compromisso, que necessariamente tem de chegar, como amor gratuito, aos que vivem perto de nós.

Pistas de luz

O escapulário evoca a contínua protecção de Nossa Senhora do Carmo. Protecção na vida e no momento da passagem da morte para a Vida. É curioso que no fim do caminho tenhamos de reconhecer que somos frágeis, que podemos cair na tentação de abandonar Jesus. É curioso, mas é isso o que somos.

O escapulário evoca também uma devoção que não se limita unicamente ao “fogo de artifício” de alguns dias determinados. Seria uma pena se só quiséssemos desfrutar do sol e da brisa refrescante três ou quatro dias ao ano. É tão bela a presença constante de Maria!

O escapulário é um hábito, o que supõe um estilo de vida, uma opção pela santidade, alimentada pela oração e os sacramentos. Tudo traduzido num compromisso de amor por todos, especialmente pelos mais pobres.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, tu estiveste unida de modo admirável ao mistério da Redenção; tu acolheste e conservaste no coração a Palavra de Deus e perseveraste com os Apóstolos em oração esperando o Espírito Santo. Em ti, como numa imagem perfeita, vemos realizado o que desejamos e esperamos ser na Igreja. Ó Virgem Maria, Estrela mística do Monte Carmelo, ilumina-nos e guia-nos no caminho da perfeita caridade e atrai-nos para a contemplação do rosto do Senhor. Cuida de nós com amor, e reveste os teus filhos com o teu santo Escapulário, sinal da tua protecção, e que a tua presença ilumine os nossos caminhos e nos faça chegar ao monte da salvação, que é Cristo Jesus, teu Filho e Senhor nosso. Amen.