6º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

REVESTIDOS DO ESCAPULÁRIO

Maria, cheia de graça, reveste-nos com o teu escapulário para viver hoje e sempre o evangelho de Jesus.

Reflexão

A nossa forma de entender o mundo e de nos entendermos a nós próprios passa por mudanças. Agora, depois de tantos anos em que o homem pretendeu aproximar-se da realidade a partir da razão para dominar e controlar tudo, volta-se a valorizar, como formas de compreensão, a poesia, a capacidade de admiração, a surpresa, o símbolo, os sinais. A partir destas perspectivas podemos entender melhor o escapulário.

Os sinais são pequenos: um pouco de pão, o balbuciar de uma criança, uma lágrima, um beijo, um pedaço de vestido… Pequenas coisas que simbolizam e expressam muito. São como janelas abertas que nos permitem captar um horizonte mais amplo.

O escapulário, sinal pobre, abre-nos de uma forma simples ao estilo de viver evangélico de Maria, à sua espiritualidade; alimenta sem nos darmos conta o carinho para com a nossa Mãe santíssima, torna-nos sensíveis para a presença amorosa de Nossa Senhora do Carmo na nossa vida.

Quem se reveste do Escapulário é introduzido na terra do Carmelo, para que “coma dos seus frutos e bens” (cfr. Jer 2,7), e experimenta a presença doce e materna de Maria, no empenho quotidiano de revestir-se interiormente de Jesus Cristo e de manifestá-lo vivo em si mesmo para o bem da Igreja e de toda a humanidade (cf. João Paulo II, Carta por ocasião dos 750 anos do escapulário, 5). 

Pistas de luz

Quem traz o escapulário faz parte da Família Carmelita, um grupo de homens e mulheres chamados a viver segundo o estilo de Maria, para o bem da Igreja e da humanidade.

Revestir-se do escapulário é entrar no Carmelo e alimentar-se dos seus frutos. É verdade que a experiência de Deus que os santos do Carmelo tiveram é para todos, mas queima mais aos que estão perto, como o fogo.

Trazer o escapulário é acolher em cada dia a presença humilde e maternal de Maria.

O escapulário faz com que nos sintamos irmãos da humanidade.

Escapulário

É um compromisso diário por manifestar Jesus aos que desejam ver o seu rosto e revestir-se interiormente dos seus sentimentos.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó Senhora do Carmo, revestido(a) de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal da vossa maternal protecção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com a vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo Jesus e praticando a Sua Palavra. Ajudai-me, ó Mãe querida, para que, levando com devoção o vosso santo escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amen.