5º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

CONSAGRADOS AO SEU IMACULADO CORAÇÃO

Dizei lábios meus / palavras benditas, / em louvor da Virgem, / Mãe dos carmelitas. / Virgem pura e santa / Mãe e protectora / sois dos carmelitas / gentil condutora. / Fazei pois, Senhora, / que vos imitemos. / Jesus, vosso Filho, / sempre escutemos.

Reflexão

O que viu o Povo de Deus em Nossa Senhora do Carmo? Por que é que o amor a ela enraizou-se tão profundamente em todos os povos ao ponto de a sua festa se tornar a festa de todos, especialmente dos mais humildes e dos mais pequenos?

O Escapulário foi o humilde mensageiro que levou a intensa vida mariana vivida na família do Carmelo a todos os recantos da terra, desde as crianças que como botão se abrem para a vida até aos que já a percorreram e estão no limiar de experimentar em plenitude a vida celestial.

A simplicidade que se respira na vivência próxima com a Senhora do Carmo, o desabrochar da atenção a tudo o que é humano nos que estão perto dela, e a sintonia e acolhimento da missão que Maria desempenha relativamente à Igreja e à humanidade, tudo isto, e muito mais, fez com que a herança da família do Carmelo se tenha convertido num tesouro para a Igreja.

Esta intensa vida mariana, que se exprime em oração confiante, em entusiástico louvor e em diligente imitação, conduz à compreensão de que a forma mais genuína da devoção à Virgem Santíssima, expressa pelo humilde sinal do Escapulário, é a consagração ao seu Coração Imaculado. É assim que no coração se realiza uma crescente comunhão e familiaridade com a Virgem Santa «qual nova maneira de viver para Deus e de continuar aqui na terra o amor do Filho Jesus por sua mãe Maria»” (João Paulo II, Carta por ocasião dos 750 anos do escapulário, 4).

Pistas de luz

Consagrar-se a Maria significa, mais do que um sentimentalismo estéril e transitório, viver intensamente a sua vida mediante a oração confiante, o louvor fervoroso e a imitação do seu serviço de amor.

A consagração a Maria traduz-se numa comunhão e familiaridade cada vez maior com a Virgem Maria, numa nova maneira de continuar aqui na terra o amor de Jesus para com a sua Mãe.

Estar consagrados a Maria é ter uma profunda sintonia com ela, contar e cantar a experiência de um Deus que tanto ama este mundo.

Testemunho

Como ela, também nós devemos receber Deus nos nossos corações, levá-lo dentro dos nossos corações, alimentá-lo e fazê-lo crescer em nós de tal modo que Ele nasça de nós e viva connosco, como o Emanuel, o Deus connosco” (Tito Brandsma).

Escapulário

Humilde sinal de amor à Virgem Maria, que evangeliza os pobres e os simples.

Oração

Pai, olhai com benevolência para aqueles que se revestem com o Escapulário do Carmo. Fazei com que, deixando-se amar pela Virgem Maria, Mãe do vosso Filho e Mãe do Carmelo, sejam conformes à imagem de Jesus Cristo. E depois de terem percorrido, livres de todos os perigos, o caminho da vida, possam entrar na glória da vossa Casa. Por Cristo, Senhor nosso. Amen.