4º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

IRMÃOS E IRMÃS DA MULHER NOVA

Dizei lábios meus, palavras benditas, em louvor da Virgem, Mãe dos carmelitas. Senhora do Carmo, vinde em meu favor, o inimigo afastai com o vosso valor.

Reflexão

A humanidade anela a paz e a fraternidade. Mas em cada amanhecer este desejo é negado pelas bombas do ódio e pela violência. Continuará viva a esperança neste mundo em que vivemos?

A experiência diz-nos que a convivência constante com Nossa Senhora do Carmo fez nascer uma família de irmãos, irmãos entre si e irmãos de Nossa Senhora. Esta fraternidade é um pequeno sinal de comunhão e de esperança para o mundo. É como a nuvem pequenina que o profeta Elias viu, tão pequena como a palma da mão, mas capaz de fecundar a terra ressequida pela seca prolongada.

Maria é para todos a Mulher Nova, porque antecipa o que se realizará em todos nós: a participação gozosa e para sempre da vida trinitária. À volta dela recria-se a nossa fraternidade. A casa onde ela está converte-se em casa de comunhão e de acolhimento, em compromisso operoso pela paz e pela dignidade de todo o ser humano. (“Uma semelhante atitude contemplativa da mente e do coração leva a admirar a experiência de fé e de amor da Virgem, que vive já em si tudo o que cada fiel deseja e espera realizar no mistério de Cristo e da Igreja… Deste modo floresce uma intimidade de relações espirituais que incrementam cada vez mais a comunhão com Cristo e com Maria. Para os membros da Família Carmelita, Maria, a Virgem Mãe de Deus e dos homens, não somente é um modelo que se deve imitar, mas também é uma doce presença de Mãe e Irmã em quem devemos confiar. Justamente Santa Teresa de Jesus exortava: “Imitai Maria e considerai qual deva ser a grandeza desta Senhora e o benefício de a ter por Patrona”). (São João Paulo II, Carta por ocasião dos 750 anos do escapulário, nº 3).

Pistas de luz

Maria é Mãe da Igreja, e portanto de cada um de nós. É o dom que Jesus nos deu na cruz. Desde então Maria está unida a cada um de nós.

Pela sua união connosco, persevera na oração que eleva, connosco, ao Pai, para que envie o Espírito sobre a face da terra.

Todo o seu ministério passa pelos olhos do nosso coração, onde a temos sempre presente. Aí, na intimidade, cresce o nosso amor a ela, a nossa confiança, a nossa familiaridade.

Admiramos a experiência de fé e de amor da Virgem Maria e floresce uma intimidade de relações que incrementa cada vez mais a comunhão com Jesus.

Escapulário

É o manto de protecção da misericórdia de Maria sobre todos os peregrinos.

Oração

Virgem Maria, toda revestida de beleza e de luz, olhai por cada um de nós, guiai os nossos passos até Jesus, uni-nos a ele, e introduzi-nos, quando chegar a tarde da nossa vida, na comunhão plena de amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amen.