3º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

SEGUIDORES DE JESUS

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.

Reflexão

Os que fazem parte da Família Carmelita, qualquer que seja a forma, foram sempre buscadores da beleza e do amor de Deus. Não se deixaram ficar no comodismo da inércia mas, sentindo o apelo do coração para ir ao encontro de “mais”, puseram-se a caminho nesta aventura. Não é de estranhar que tenham olhado para a vida de Maria, para descobrir a beleza do seu coração, habitado pelo Mistério da Trindade, para seguir Jesus. Jesus é a alegria de Maria como é também a alegria da Igreja.

Para os que procuram caminhos de verdade e de beleza, de paz e de alegria, Maria tem muito a dizer-lhes. Ela é testemunha de Cristo. Por ser seguidora apaixonada de Jesus, ela oferece a todos, a partir da sua vida aberta e transparente, o verdadeiro rosto do homem e da mulher novos.

Porque admiramos profundamente em Nossa Senhora do Carmo a sua experiência de seguimento e de amor a Jesus, seguimo-la, escolhendo-a hoje como Mãe espiritual, como companheira de caminho.

Pistas de luz

Com Maria, avançamos na peregrinação da fé, mantendo-nos unidos a Jesus, tanto nos momentos de alegria como nos momentos de cruz. Nenhuma noite interrompe a história de amor de Deus com o ser humano.

Com Maria, unimo-nos à dor de Jesus e à dor presente hoje no mundo, em tantos irmãos e irmãs, e acendemos no meio deles a luz da esperança que Maria nos oferece.

Do mesmo modo que Maria, aurora luminosa e guia segura do nosso caminho, acompanhou o crescimento de Jesus, seguiu-o pelos caminhos da Palestina, esteve com Ele junto à cruz, assim também nós queremos acompanhar e tomar parte na acção missionária da Igreja, que estende a presença misericordiosa de Jesus pelo mundo.

Escapulário

Um pequeno sinal que nos chama a seguir Cristo e Maria para construir um mundo novo através do amor.

Oração

Pai santo, nós vos suplicamos que nos assista com a sua intercessão a Santíssima Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, guiados pelo seu exemplo e protecção, cheguemos ao cimo do monte da perfeição, que é Cristo, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.