2º – Novena de Nossa Senhora do Carmo 2020

EDUCADOS E MODELADOS PELO ESPÍRITO

Maria, obra do Espírito, que lês na fé a tua própria história, acompanha-nos com a tua luz.

Reflexão

Se lançarmos o olhar para trás, verificamos que tantas gerações que nos precederam caminharam para diante até ao “monte da salvação, que é Cristo”, acompanhados pela Virgem do Carmo.

Enche-nos de alegria fazer parte deste povo que procura o Senhor, atraídos pela Virgem Maria. A rica experiência de Deus que tantos homens e mulheres tiveram explica-se porque souberam modelar as suas vidas com o exemplo de Maria. O que aconteceu com eles também pode acontecer connosco.

Junto de Nossa Senhora do Carmo “floresce a contemplação daquela que, desde o princípio, soube estar aberta à escuta da Palavra de Deus e aceitar a sua vontade. Com efeito, Maria, educada e modelada pelo Espírito, foi capaz de ler na fé a sua própria história” (São João Paulo II).

Pistas de luz

Com Maria, abrimo-nos à Palavra, fonte de vida cristã. Recordando o apelo de Maria ”Fazei tudo o que Ele vos disser”, diariamente abrimos os ouvidos e o coração à Palavra divina para sermos transformados por ela.

Com Maria, acolhemos o Espírito, educador e modelador da mulher nova e do homem novo. Ele continua a fazer maravilhas, faz brotar em nós a novidade e a beleza, o canto novo, a compaixão e a ternura.

Com Maria, acolhemos confiadamente o projecto de salvação do Pai para a humanidade. Aprendendo a ler na fé a nossa história diária e a história do nosso mundo, contemplando Maria, continuamos a cantar o canto de São João da Cruz: “Bem eu sei a fonte que mana e jorra, embora seja noite!”.

Escapulário

Sinal de um olhar mútuo, de Maria para nós e de nós para Maria.

Oração

Flor do Carmelo, / Vide florescente, / Esplendor do Céu, / Virgem Mãe, singular. / Doce Mãe, / Mas sempre Virgem, / Aos teus filhos / Dá teus favores, / Ó Estrela do mar.